Depois da teoria a prática e logo de cara um clássico do teatro mundial, considerado uma das obras-primas do dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare. A produção Rei Lear será a primeira apresentação pública dos alunos do curso de Artes da Universidade Federal do Tocantins, no evento denominado I Mostra Semestral do Curso de Artes (Mosca) da UFT. A dramatização shakesperiana será o ponto principal de uma séria de peças teatrais curtas da mostra que acontecerá nesta terça-feira (28), no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) – Campus de Palmas. A entrada é grátis.
De acordo com o coordenador do curso de Artes, professor Heitor Oliveira, a ideia do nome Mosca é também uma alusão ao inseto que incomoda, dentre outras interpretações. Oliveira disse também que o evento contará com alunos do 4º e 5º períodos do curso e que as atividades são resultados das aulas teóricas das disciplinas História e Evolução do Teatro, Jogos Teatrais e Interpretação.
A obra será encenada pelo grupo de tetro “Trupe Pé no Vento”, do 4º período de Artes. “Depois dos exercícios na sala de aula, os alunos têm que vivenciar a prática, ter esse contato com o público", observa Oliveira. O coordenador conta que haverá também uma apresentação de acadêmicos do curso de Artes Cênicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) - Campus de Gurupi.
Rei Lear - Rei Lear ou King Lear (em inglês) é uma tragédia teatral de William Shakespeare, considerada uma de suas obras-primas. No argumento da obra, inspirado por antigas lendas britânicas, o rei enlouquece após ser traído por duas de suas três filhas, às quais havia legado seu reino de maneira insensata. Escrita em torno de 1605, a peça foi encenada pela primeira vez perante a corte inglesa no dia 26 de dezembro de 1606. A trama Rei Lear foi adaptada várias vezes para o teatro e cinema.
(Assessoria)
Comentários (0)