Oficina de texto dramático e leitura encenada acontece neste final de semana no Teatro SESC

Acontece nesse final de semana a segunda edição de projeto integrante do SESC Dramaturgia. A oficina acontece no Teatro SESC, nos dias 17 e 18 de setembro e pretende discutir os princípios básicos de dramaturgia e as possíveis relações entre o texto ...

Como parte integrante do SESC Dramaturgia, acontece nesse final de semana a segunda edição do projeto em 2011, a oficina de análise de texto dramático e técnicas de leitura encenada com o ator e diretor teatral, Francis Wilker (BSB). A oficina acontece no Teatro SESC, nos dias 17 e 18 de setembro. Para efetuar a inscrição, o interessado deve enviar um e-mail para: teatrosescpalmas@sescto.com.br. A inscrição é gratuita e segue até às 12h do dia 16 de setembro. No total serão disponibilizadas vinte vagas.

A oficina pretende discutir os princípios básicos de dramaturgia e as possíveis relações entre o texto e o espaço na construção de sentido para a cena. Além disso, os participantes serão estimulados na criação de um experimento cênico de leitura dramática das obras estudadas. Nessa segunda edição, será estudado um dos grandes autores brasileiros, Ariano Suassuna.

Para a promotora cultural em artes cênicas do SESC, Alessandra Britez, este programa tem fundamental importância para os artistas do Estado. “O Leituras em Cena é importante para que os atores, diretores e estudantes de teatro possam aprofundar seus conhecimentos a respeito de um autor e a importância de suas obras. É sempre enriquecedor estudar essas obras e entrar em contato com o universo de autores”, ressaltou.

O SESC Dramaturgia é realizado em várias cidades brasileiras, tendo como facilitadores profissionais de larga experiência e vivência na área teatral. O projeto estabelece cada vez mais o texto dramático como elemento de grande importância nas artes cênicas. Além disso, trata também de um resgate a grandes obras que dificilmente são montadas. Assim, contribui tanto para a formação de plateia quanto para o aprimoramento e intercâmbio entre os profissionais da área.

Sobre o oficineiro

Francis Wilker é fundador do Teatro do Concreto. Ator e diretor teatral. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Tem formação nas técnicas do Teatro do Oprimido. Integra o quadro de professores da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, onde foi Coordenador do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro de 2004 até 2006. Participou da coordenação do Festival de Teatro na Escola realizado pela Fundação Athos Bulcão em 2003, 2004 e 2006. Consultor do SESI DN na área de teatro desde 2007. (Da assessoria)

Comentários (0)