Com o tema Vote Não Homofobia,Sim Cidadania, será realizada em Palmas neste domingo, 27, a sétima edição da Parada do Orgulho LGBT- lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de Palmas. O evento, que já se tornou o de maior mobilização de público no Tocantins, é organizado pela Associação Grupo Ipê Amarelo Pela Livre Orientação Sexual – GIAMA, ONG fundada em Palmas no ano de 2002 para lutar pela cidadania e direitos humanos da população homossexual. Em 2009 o público estimado foi de 15 mil pessoas.
Em 2010 a Parada procura conscientizar a população a votar em candidatos que não sejam homofóbicos (homofobia: ódio, aversão aos homossexuais). Uma das principais bandeiras de luta hoje do movimento homossexual brasileiro é a aprovação no Congresso Nacional do projeto de Lei (PLC) n° 122/06, que criminaliza a homofobia, igualando a prática homofóbica ao crime de racismo.
O Brasil é campeão mundial de violação dos direitos humanos desse seguimento populacional. Segundo o Grupo Gay da Bahia – GGB, só em 2009 foram assassinados 198 homossexuais, todos com requintes de crueldade. Em Tocantins os dados são do GIAMA, que vem monitorando na imprensa os crimes noticiados. Segundo esses dados, de 2002 a Maio de 2010 já foram assassinados 23 homossexuais. Outro dado é a pesquisa sobre violência e homofobia realizada em 2007 na quarta edição da Parada LGBT de Palmas, onde 86% dos entrevistados disseram já terem sofrido algum tipo de violência, seja física ou verbal, apenas por causa de sua orientação sexual.
Apoio: A realização da VII Parada do Orgulho LGBT de Palmas tem o apoio da Secretaria Estadual de Saúde, por meio da gerência estadual de DST/AIDS; da Prefeitura de Palmas, através da Coordenadoria da Mulher, Direitos Humanos e Equidade – COMUDHE e Gerência Técnica de DST AIDS da Secretaria Municipal de Saúde, além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins – SINTET.
Serviço
VII Parada do Orgulho LGBT de Palmas
Data: 27 /06 – Domingo
Concentração: Parque Cesamar – 15 horas
Encerramento: Avenida Palmas Brasil – 19 horas
Comentários (0)