Pesquisadores do Nuta identificam patrimônios histórico cultural em Barra do Ouro e Palmeirante

Através do Programa Saltestreito, já foram identificados desde 2008, 73 sítios arqueológicos no Estado. O projeto é uma parceria entre a Unitins e o CESTE ? Consórcio Estreito de Energia. Entre os dias 15 e 16, pesquisadores do Nuta - Núcleo Tocantin...

Os pesquisadores do Nuta - Núcleo Tocantinense de Arqueologia, ligado à área de Pesquisa da Unitins - Fundação Universidade do Tocantins, estiveram em Barra do Ouro e Palmeirante, nos últimos dias 15 e 16, para divulgar relatórios de pesquisa referentes ao Programa Saltestreito. Junto à apresentação do material identificado pelos pesquisadores naqueles municípios, houve também palestras de Educação Patrimonial direcionadas aos professores da rede municipal e estadual de ensino, com o intuito de fomentar a preservação desses elementos culturais.

O programa Saltestreito é um convênio firmado entre a Unitins e o CESTE – Consórcio Estreito de Energia para realizar o levantamento e salvamento arqueológico, paleontológico, cultural, histórico e paisagístico nas Áreas de Influência direta e indireta da UHE – Estreito. As pesquisas abrangem doze municípios, sendo dois deles pertencentes ao Estado do Maranhão (Estreito e Carolina).

As pesquisas acontecem desde 2008 e já identificaram 73 sítios arqueológicos na área de influência do empreendimento, com gravações e pinturas rupestres, elementos líticos (feitos de pedra) e em cerâmica e até urnas funerárias. Os sítios estão sendo estudados e o material encontrado, resgatado e arquivado em laboratório para análise e registro junto ao IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Nas duas cidades visitadas na última semana, os pesquisadores da Unitins identificaram os seguintes tipos de Patrimônio: Histórico Cultural, Arqueológico, Paisagístico, Natural e Paleontológico.

Atividades

A programação nas duas cidades incluiu apresentação de vídeos sobre o patrimônio encontrado, momentos culturais, dinâmicas com a participação do público participante e ciclo de palestras sobre Arqueologia, Paleontologia e Patrimônio Histórico-Cultural. O reitor da Unitins, André Luiz de Matos Gonçalves não pode comparecer, mas foi representado pela Diretora de Pesquisa Agropecuária da Unitins, Andréa Cristina Thoma.

“Esse é um trabalho de extensão importantíssimo para a Universidade, porque nele, a Unitins devolve à comunidade o conhecimento daquilo que foi encontrado e estudado aqui”, ressaltou Andréa. “O nosso intuito é que vocês possam se tornar multiplicadores desse conhecimento e preservação”, ressaltou a coordenadora do NUTA, Antônia Custódia Pedreira, também presente no evento. Em Barra do Ouro, o vereador Aldenir Souza representou a prefeitura municipal e em Palmeirante, o representante do prefeito foi o vereador Adiel Feitosa.

Debates

Os pesquisadores da Unitins, Crisvanete Aquino, José Mendes e Juliana Ferraro foram os responsáveis por abordar os temas Arqueologia, Paleontologia e Patrimônio Histórico-Cultural, respectivamente, durante o ciclo de debates. As palestras foram apresentadas em ambos os municípios.

Eles definiram conceitos, explicaram sobre a legislação brasileira que rege cada tema e exemplificaram com materiais encontrados nos próprios municípios. Ao final, cada palestrante respondeu as dúvidas da platéia.

Os municípios também receberam kits com material para divulgação dos patrimônios identificados. Vídeo explicativo, banner e cartilhas de Educação Patrimonial para as escolas públicas foram deixados. (Com informações da Ascom Unitins)

Comentários (0)