Na última sexta, 30, os portuenses ganharam mais um atrativo cultural na cidade, a Feira do Pontal que agora acontecerá todas as sextas, na Praça Umuarama, mais conhecida como praça do avião a partir das 19h. A iniciativa é da prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Segundo Jefferson Lopes, secretario municipal de turismo e cultura o objetivo da feira é divulgar e valorizar os produtos e gastronomia da cidade e fazer com que a sociedade e a comunidade estejam inseridas no processo cultural. “A feira pretende fazer com que a Praça Umuarama tenha uma dimensão e fluxo maior de visitantes, conhecendo e apreciando as apresentações artísticas que vão acontecer na área do teatro, dança, música, capoeira, ou seja, fazer uma junção de todas as áreas em um único espaço, e que este espaço, fique recheado do que é cultural” – garante o secretario.
Ainda segundo ele o nome “Pontal” foi escolhido para tentar resgatar e divulgar a história do inicio da cidade, a Praça Umuarama também foi escolhida devido à boa localização e grande fluxo de pessoas que circulam pelo local.
No primeiro dia de exposição à feira reuniu cerca de 20 expositores na área de gastronomia com comidas típicas, como o arroz casado e a tapioca, além de artesanato em madeira, capim dourado, entre outros. Durante a noite houve apresentações de maculelê, roda de capoeira, e do grupo de balé do centro municipal de artes
Para o artesão que fabrica produtos em madeira, Firmino de Sousa Ramos, a feira é muito importante porque há muito tempo se batalhava para realização de uma exposição. “A minha expectativa é boa, porque mesmo que não faça a venda estou mostrando o meu artesanato, distribuindo cartão, eu só tenho a ganhar” – comemora ele.
A funcionaria pública Cândida Neta Lima, afirma que está feliz por mais uma opção de laser na cidade, além de acreditar que a feira valoriza o bairro em que mora. “Este palco da Praça estava aí há muito tempo sem nenhuma utilização, então acho que é muito bom valorizar a cultura e comercio deste pequenos empresários” – garante ela. (Com informações da Assessoria)
Comentários (0)