O Lançamento do primeiro livro “Atlas Toponímico de Origem Indígena do Tocantins” será lançado nesta quarta-feira, 9, a partir das 19 h, no hall da Centro Universitário Luterano de Palmas. O lançamento integra a 8ª Edição do projeto Diálogos Culturais que promove anualmente ciclo de palestras sobre temas ligados a Comunicação Mídia e Cultura. O livro custa 20 reais e será vendido somente na palestra.
Atlas Indígena
O livro foi idealizado pela professora de Artes e Literatura da Universidade Federal do Tocantins Karylleila dos Santos Andrade. De acordo ela, a obra foi elaborada com base em sua tese de doutorado na área de Lingüística pela Universidade de São Paulo.
Além de lançar sua obra, primeiro atlas sobre nomes de origem indígena do Brasil, Karylleila, irá palestrar sobre a temática acerca dos nomes que tiveram origem indígena.
O estudo segundo a professora foi realizado a partir dos nomes dos lugares (rios, cidades e morros) localizados no mapa do estado. “A maioria dos nomes pertencentes ao tronco lingüístico tupi, em que o povo tupi veio juntamente com os bandeirantes para desbravar o estado no ciclo da mineração,” explicou.
Ao todo são 1,3 mil nomes encontrados no mapa e somente 1% pertencente ao tronco lingüístico macro- jê, representados pelas comunidades atuais: Karajá Xambioá, Xerente, Krahô, Krahô- Kanela, Apinajé e Javaé, declarou Karylleila.
Diálogos Culturais
O Diálogos Culturais é um projeto idealizado por professores e alunos do curso de Comunicação Social da (CEULP/ULBRA). O objetivo do evento é promover para o público acadêmico ciclo de palestras com temáticas contemporâneas sobre Comunicação, Mídia e Cultura.
Comentários (0)