Sem Negreiros, vereadores aprovam antecipação de eleição para presidente

Bloco de oposição na Câmara tem três votos, bloco dos independentes mais seis. Começa movimento para eleger um presidente da Casa fora da influência direta do prefeito Carlos Amastha...

Iratã ao lado de Raquel Oliveira: presidência
Descrição: Iratã ao lado de Raquel Oliveira: presidência Crédito: T1 Notícias

Amigos, os bastidores fervem na Câmara Municipal de Palmas onde uma movimentação do bloco de oposição e o bloco dos seis (uma ala que declarou independência e vota reunida), pode eletrizar a sucessão do presidente da Casa, Major Negreiros.

 

Há dias que cresce o burburinho de uma candidatura independente do Paço à presidência da Casa. Pois bem, hoje, sem a presença do presidente Major Negreiros(PP), os vereadores aprovaram a resolução que antecipa o pleito para 28 de junho.

 

O mandato de Negreiros vai até janeiro. O presidente, como se sabe, é o vice-prefeito de fato, já que o Sargento Aragão não tomou posse.

 

Com o hábito do prefeito Carlos Amastha de viajar com frequência  ( inclusive tema de nota na Veja desta semana, coluna Holofotes), a presidência da Casa ganhou um plus a mais: dá direito ao vereador que ocupá-la, de comandar o Paço em viagens superiores a 15 dias por parte de Amastha.

 

Iratã articula grupo

 

Quem encabeça as articulações para lançar um nome independente é o líder do bloco de oposição, vereador Iratã Abreu(PSD). Este grupo tem três votos e não conseguiria sucesso se a idéia não estivesse agradando “os independentes”.

 

É assim que se auto intitula o bloco que tem Rogério Freitas, Folha, Juscelino, Waldson da Agesp, Damaso e Lúcio Campelo. Dependendo de quem for o nome, o grupo cresce de nove votos para doze, considerando por exemplo, os dois vereadores do PMDB: Joel Borges e Émerson Coimbra.

 

Após abrir mão de receber os votos do grupo que era comandado pelos vereadores da legislatura passada, na véspera da eleição de Negreiros, Iratã Abreu pode tentar novamente emplacar uma candidatura à presidência.

 

Fontes ouvidas pelo Portal T1 asseguram no entanto que pode ser que outro nome, dentro do bloco independente pode ser articulado.

 

De concreto já se sabe que Negreiros é pré-candidato a deputado estadual. Pode sair da Câmara com passaporte carimbado para a Assembléia Legislativa. No grupo de Amastha na prefeitura, a preferencia é sem dúvida por Valdemar Jr..

 

Do jeito que as coisas vão por lá, no entanto, esta vai ser uma eleição que dará trabalho ao Paço. O burburinho em torno dela começou cedo demais.

Comentários (0)