Guardada a sete chaves, a estratégia dos governistas para esta eleição indireta só tinha até a manhã desta quinta-feira, 10, uma certeza: a de que Sandoval Cardoso será viabilizado candidato a permanecer no cargo no mandato tampão até o final do ano.
Para tanto, munidos da jurisprudência do GDF, governistas vêm acenando com a regulamentação das eleições indiretas de forma a dispensar a filiação prévia de um ano, que seria impeditiva não só ao presidente da Assembléia como a dezenas de outros virtuais candidatos.
O que vazou hoje, dado o descontentamento de setores do PPS com o rumo que as coisas estão tomando, é que Eduardo do Dertins - que formava trio com Sandoval no começo desta legislatura, ao lado de Aragão, na oposição ao governo Siqueira – é o nome acordado para a vice governador na chapa do presidente da Casa.
Um filiado, Lusmar dos Santos Guimarães, já havia se inscrito, de forma a criar um impeditivo para que Dertins votasse em outro candidato que não do partido. Sob a alegação de fidelidade partidária. Ocorre que Dertins comanda o diretório e tem a maioria dos votos. Nenhuma dúvida de que uma candidatura sua como vice, não enfrentará resistências.
O calvário de Mário Lúcio
O que fica claro é que Mário Lúcio Avelar parece mesmo ter errado na escolha do partido para levar adiante sua pretensão de candidatura ao governo do Estado nas eleições diretas.
Ontem, inconformado, Fábio Ribeiro - o primeiro a encostar no procurador e tentar viabilizar sua candidatura – deixou o grupo de sustentação de Avelar.
Nos bastidores, falou da sua incompatibilidade em conviver com Carlos Amastha, de quem é ferrenho adversário. O prefeito de Palmas estaria “encostando” em Avelar para voltar ao centro do debate da sucessão. “Ele não aguenta ficar de fora, e está sem chão, vai usar o Mário para voltar à cena”, chegou a comentar Fábio.
A virtual candidatura de Dertins à vice de Sandoval no entanto é que entorna o caldo de vez dentro do PPS. Afinal, qual é o projeto do partido: construir uma proposta própria, ou seguir a reboque no grupo palaciano?
Por hora vai dando o esperado: o PPS de Dertins comandará o jogo. Numa posição de destaque.
Comentários (0)