PMDB registra 40 comissões no TRE: Marcelo e Kátia empatam jogo com Coimbra

Jogo interno de forças no PMDB se equilibra com novas comissões provisórias registradas no TRE na quinta-feira, 22, no final da tarde. Grupo de Coimbra já dá sinais de composição com Kátia Abreu

Kátia, Reis e Marcelo: jogo equlibrado
Descrição: Kátia, Reis e Marcelo: jogo equlibrado Crédito: T1 Notícias

O PMDB Regional, sob o comando do presidente interino, Leomar Quintanilha, registrou no final da tarde de ontem junto ao TRE, 40 comissões provisórias criadas em municípios que não tinham representação formalizada.

 

O ato é resultado de um intenso trabalho de base realizado nos últimos 30 dias, sob a coordenação de um peemedebista de carteirinha, Antonio Pádua, sobrinho do deputado Osvaldo Reis, e ex-chefe de Gabinetel no governo Gaguim.

 

O próprio Pádua fez o registro, consolidando um empate técnico entre os dois grupos que disputam dentro do partido, o registro de candidaturas na convenção de junho.

 

Se até aqui o grupo de Júnior Coimbra, presidente licenciado, mantinha a maioria dos convencionais, a realidade hoje é outra, prometendo uma disputa equilibrada e que tende a favorecer a dupla Marcelo e Kátia.

 

O motivo é que os dois lideram as intenções de voto para governo e Senado. E ambos contam com o respaldo da Direção Nacional, que continua acompanhando de perto o “caso Tocantins”.

 

A movimentação em todo o Estado foi orquestrada por Leomar Quintanilha, Marcelo, Kátia, Osvaldo e Josi Nunes.

 

As 40 comissões provisórias foram compostas por companheiros da base de Osvaldo e Josi, todos ligados majoritariamente a Miranda e a Kátia.

 

Buscando acordo

 

O movimento não passou desapercebido pelo grupo de Coimbra, que se antecipou para buscar o acordo acenado semana passada com o primeiro encontro público do PMDB com os dois pré-candidatos a governo: Marcelo e Jr. Coimbra.

 

Até então, o trio Coimbra, Gaguim e Dito vinham insistindo em acordo que excluísse a senadora Kátia Abreu.

 

No começo da semana, acusando o golpe, a conversa começou a mudar. Nos próximos dias, por força do poder de articulação da dupla Marcelo e Kátia, o jogo interno de poder dentro do partido, tende a ser outro.

 

E o PMDB pode frustrar as expectativas, chegando unido à convenção. Segundo um peemedebista histórico confidenciou ao portal: “mais longe já esteve”.

 

(Atualizada às 11h13)

 

Leia também:

Quintanilha afirma que registrou comissões já criadas e nega conflito interno

Comentários (0)