Justiça nega liminar ao MPE e estacionamento rotativo continua na Capital

A imediata suspensão do estacionamento rotativo em Palmas foi negada pelo juiz Frederico Paiva Bandeira. O procurador Geral do Município comemorou e disse acreditar na isenção do Judiciário.

Estacionamento rotativo é alvo de ação do MPE
Descrição: Estacionamento rotativo é alvo de ação do MPE Crédito: Secom Palmas

O juiz Frederico Paiva Bandeira negou o pedido de liminar da Ação Civil Pública (ACP) que pedia a imediata suspensão do serviço de estacionamento rotativo pago em Palmas. Para o procurador Geral do Município, Públio Borges, “o Judiciário agiu de forma isenta, autônoma e responsável” com a decisão proferida nesta terça-feira, 28.

 

Para o juiz o Município de Palmas, ao implantar o estacionamento rotativo, “exerceu o seu Direito Constitucional de legislar sobre assuntos de interesse local” e citou jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (SJT) e do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

A ACP foi ajuizada pelo Ministério Público do Estado (MPE) em desfavor da Infosolo Informática e do Município de Palmas sob a alegação de que a concorrência pública teria tido vícios formais e por entender “ilegal e inconstitucional” a cobrança do estacionamento em espaço público.

 

Sobre os vícios no procedimento licitatório o MPE alega que teria havido a violação aos princípios da publicidade, igualdade e legalidade, além da “ausência de qualificação econômico-financeira da Infosolo” e ainda que a empresa não tem profissionais com capacidade técnica para realizar o serviço.

 

Neste sentido o MPE pedia a suspensão do contrato de concessão celebrado entre o município e a empresa e a suspensão imediata da cobrança do estacionamento, mas na decisão, o juiz entendeu que a liminar “se mostra desnecessária” e decidiu por manter os serviços sendo prestados normalmente na Avenida JK.

 

Segundo o Procurador Geral Públio Borges, “o Judiciário mais uma vez demonstrou isenção e responsabilidade ao franquear a possibilidade de defesa ao Município antes desta decisão, de maneira que fosse possível apresentar todos os esclarecimentos jurídicos acerca da licitação, bem como ressaltar os benefícios do serviço e seus decorrentes investimentos em nossa cidade”.

 

Para Públio o Judiciário "acertadamente reconheceu as prerrogativas do Município para autonomamente fiscalizar o compasso dos serviços e sua qualidade", além "da relevante mobilidade e logística desenvolvida pela implantação do estacionamento rotativo implantado em Palmas", motivo que fundamentou a negativa da liminar.

 

O MPE encaminhou uma nota ao T1 informando que tomou conhecimento da decisão judicial informalmente e que analisará a decisão "com a prudência qeu o caso requer". Confira na íntegra: 

 

NOTA

O Ministério Público Estadual informa que, informalmente, tomou conhecimento da decisão judicial que negou a suspensão imediata do contrato de concessão do sistema eletrônico de estacionamento rotativo, bem como da cobrança de valores relativos à utilização dos estacionamentos em Palmas.

 

O prazo para interposição de recurso é de 20 dias. O Ministério Público Estadual informa que analisará a decisão judicial, com a prudência que o caso requer, e oportunamente, decidirá se irá interpor o recurso cabível.

 

(Atualizada às 17:26:)

Comentários (0)