Berenice deixa Educação e Andrino deve assumir super-secretaria; Adir retorna

Suplente de deputado federal teve nome cogitado para Educação, mas deve assumir super secretaria a ser anunciada na próxima semana. Berenice foi convidada a deixar o cargo após Wanderlei apoiar Irajá

Rompimento de Barbosa com Andrino provoca mudanças
Descrição: Rompimento de Barbosa com Andrino provoca mudanças Crédito: Lourenço Bonifácio

Afastado para coordenar a campanha de Tiago Andrino(PP), que ficou na segunda suplência de deputado federal da sua coligação, o secretario Adir Gentil foi reconduzido à pasta da Secretaria de Governo do município de Palmas em ato do prefeito Carlos Amastha publicado no Diário Oficial do dia 28, terça-feira, dia do servidor público. Este foi o primeiro ato de uma esperada “mini-reforma” esperada para a próxima semana.

 

Nos bastidores o retorno de Andrino aos quadros da prefeitura é previsto para acontecer nesta sexta-feira, 31. O destino seria a Secretaria da Educação, cujo comando foi entregue pela professora Berenice Barbosa ao prefeito durante reunião ocorrida na terça-feira, 28. No entanto, fontes ligadas ao prefeito Carlos Amastha se encarregaram de negar a informação durante esta quinta-feira, 30, afirmando que Andrino assumirá sim, uma “supersecretaria”, criada a partir da fusão de outras.

 

A amigos Andrino teria confidenciado que retorna assumindo “uma pasta forte”, durante visita à Assemp.  Com a confirmação de Adir Gentil de volta à pasta do governo, o prefeito teria solicitado à Berenice Barbosa a entrega do cargo de secretaria de Educação, numa conversa pouco amigável.

 

Reflexos da campanha em Palmas

 

Na conversa com a professora Berenice, o prefeito teria deixado claro que não aceita o que considera “traição” por parte do deputado estadual Wanderlei Barbosa(SD), que deixou de apoiar Andrino na capital  e terminou a eleição com uma dobradinha com o deputado federal Irajá Abreu(PSD).

 

Nos bastidores, Amastha vem atribuindo à Barbosa a responsabilidade da derrota de Andrino, que ficou atrás do ex-vice-governador João Oliveira(Democratas), com a sexta maior votação da sua coligação: os quatro primeiros foram eleitos.

 

A movimentação dos apoios na capital fez com que a professora Berenice Barbosa se afastasse há 15 dias das eleições, de suas funções, a título de férias.

 

A secretaria de Educação já vivia uma divisão de poderes, com a prática do prefeito Carlos Amastha de tratar as questões administrativas da pasta com o secretário adjunto, André Vitral.

 

Vitral e Andrino são próximos desde Santa Catarina, mas ainda não estaria definida a permanência de Vitral na Educação.  

 

Danilo também é cotado

 

Outro nome que tem sido ventilado nos bastidores para substituir a secretária Berenice Barbosa é o do ex-secretário do Estado da Educação, Professor Danilo de Melo (PSB). Na reta final das eleições em Palmas ele fez dobradinha com o candidato de Amastha a federal.

 

Para a secretaria adjunta da pasta, durante toda esta quinta-feira circulou também nos bastidores o nome da atual diretora da Educação Básica, Judite Dall’Agnol.

 

Com a troca na Educação, Amastha oficializa o rompimento com Wanderlei Barbosa e deve perder também o apoio do vereador Marilon Barbosa(PSB) na Câmara de Palmas. Pessoas ligadas ao vereador, e que foram indicadas por ele já começaram a ser desligadas da prefeitura de Palmas, conforme fontes do próprio Paço informaram ao T1 Notícias.

 

Nesta quarta-feira, 29, Berenice Barbosa desligou-se do grupo de secretários no Whatsapp e na quinta-feira já foi lotada como Coordenadora Pedagógica num dos CMEI’s.

(Atualizada com alterações às 23hs)

Comentários (0)