Suplente de Amália, Bismarque não tem interesse na cassação das deputadas do PT

Segundo suplente de deputado estadual pela coligação que elegeu Solange Duailibe e Amália Santana, Bismarque do Movimento criticou o TRE: "Não acredito mais na justiça do Tocantins"

Segundo suplente de deputado estadual da coligação PT/PSL/PSDC/PHS/PRP/PC do B nas eleições 2010, ex-vereador Bismarque do Movimento (PT) disse ao Portal T1 Notícias que não acredita mais na Justiça do Tocantins. A declaração de Bismarque se refere às decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) que segundo ele são “tendenciosas” e “mais políticas que técnicas”. Bismarque pode assumir a vaga de deputado estadual caso as deputadas estaduais petistas Amália Santana e Solange Duailibe perdam os mandatos. Amália e Solange são acusadas de captação ilícita de recursos. Solange também é acusada de abuso de poder econômico. O processo delas tramitam para julgamento no TRE. Clique aqui para saber mais sobre o processo das deputadas.

Bismarque aponta que não está interessado no processo de cassação das colegas de partidos, mas afirma que se acontecer as cassações vai assumir. O 1º suplente da coligação, Ivan Vaqueiro, entrou com ação contra Solange. Já Bismarque destaca não ter interesse em prejudicar ninguém. “Não estou contando com a sorte de assumir e não criei expectativas. Estou muito por fora da questão”, destacou o ex-vereador.

Mesmo após dizer que não tem interesse em assumir a vaga na AL, Bismarque critica o TRE e diz que os órgãos do Tocantins “estão de fato comprometidos”. “Por isso a compra de votos reina no Tocantins. Em alguns processos as decisões de um caso é de um modo e em outro processo semelhante a decisão é totalmente diferente e isso devido à força política que a pessoa está”, informa.

Bismarque afirma também que no TRE quem mandar é o governador Siqueira Campos. “Acho que no Tocantins tem um superior que toma as decisões. Se o Siqueira manda é o que vão decidir lá no TRE. Não acredito mais na Justiça do Tocantins”, frisa, acrescentando que os julgamentos do TRE estão se tornando vergonhosos. “Como se pode acreditar numa justiça dessas”, questiona.

Auxílio moradia

Bismarque questiona como vai acreditar na Justiça e órgãos de controle do Estado se eles fazem “coisas absurdas”. “Como é que dão ajuda de custo, auxílio moradia para já quem tem casa e reside na cidade há anos?”, indada acrescentando: “Existe corrupção a céu aberto nos órgãos e ninguém fala nada. O próprio do Tribunal de Contas do Estado que é quem fiscaliza as contas dá essa ajuda de custa. Como acreditar neles?”.  

Câmara e a compra de votos

Ex-vereador da Capital no mandato de 2008 a 2012, Bismarque também disputou a reeleição à Câmara e não dispensou a Casa de Leis de críticas. “Nunca comprei um voto de ninguém. Fui vereador e sempre fiz um trabalho sério, mas a maioria dos eleitos na Câmara da Capital compraram votos estão lá e a Justiça não fiscaliza. Eles gastaram muito dinheiro. Os vereadores que mais compraram votos no Brasil estão em Palmas. Não acredito e não posso acreditar numa possibilidade de um julgamento justo e ético no TRE do Tocantins”, comenta Bismarque.

TRE

Através de nota, o Tribunal Regional Eleitoral informou que não comentará as opiniões sobre seus julgamentos, veiculados na imprensa. "Mesmo sem fundamento, os descontentes com os resultados sempre criticam", disse a nota.

Governo

Pela manhã, o T1 Notícias entrou em contato com a Agência Tocantinense de Notícias (ATN) para repercutir as declarações de Bismarque. Entretando, a ATN não deu retorno ao pedido de manifestação. 

Eleições 2010

Os deputados petistas mais votados em 2010 foram Solange Duailibe com 20.940 dos votos válidos, Amália Santana com 9.085 e Zé Roberto com 6.542 votos que foram eleitos. A coligação PT / PSL / PSDC / PHS / PRP / PC do B a qual eles pertencem foi a 3ª mais votada e obteve 99.990 mil votos válidos o que correspondeu a 13,5% do total de votos válidos para deputados estaduais. Bismarque obteve 5.810 votos (0,78% dos votos válidos), foi o 5º candidato mais votado da coligação. Somente o PT atingiu 10,93% dos votos válidos para o parlamento estadual com 80.917 votos. Em 1º e 2º lugar ficaram o PMDB com 185.871 votos (25,1% do total) e o PR com 107.236 votos (14,48% do total)

Comentários (0)