Deputado Júnior Coimbra preside seminário internacional sobre crise financeira e causas da dívida pública

Durante o seminário internacional realizado pelas comissões de Finanças e Tributação; de Direitos Humanos e Minoria, e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados foram debatidos temas como: "Especulação e Crise Financei...

As comissões de Finanças e Tributação; de Direitos Humanos e Minoria, e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realizaram ontem seminário internacional sobre os temas “Especulação e Crise Financeira”, “Integração Financeira Regional” e “Auditoria da Dívida Pública”.

Presidida pelo vice-presidente da comissão de Finanças, deputado federal Júnior Coimbra (PMDB), a audiência pública contou com a participação da representante do parlamento da Grécia, deputada Sofia Sakorafa, do presidente do Comitê pela Anulação da Dívida do Terceiro Mundo, o belga Eric Toussaint, do ex-ministro de Finanças do Equador, Pedro Paez e da Coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli.

Segundo Coimbra, o objetivo do seminário foi discutir a recente crise financeira internacional iniciada nos Estados Unidos em 2008, que se alastrou por todo o mundo e suas conseqüências sobre as economias dos países em desenvolvimento.

Júnior Coimbra afirmou que a integração financeira regional foi discutida no seminário. “Analisamos o papel do Brasil na condução da nova engenharia financeira regional e a criação do Banco do Sul, cuja liderança iremos assumir”, disse o deputado.

Para o parlamentar, o ponto chave do seminário foi a discussão sobre as causas da dívida pública e o processo de endividamento brasileiro, que em 2010 consumiu 44,93% dos recursos do Orçamento Geral da União.

(Com informações da Agência Câmara)

Comentários (0)