Dorinha faz indicação ao MEC para que teto do FIES de dois cursos seja ampliado

Segundo a parlamentar, a medida se faz urgente devido à realidade financeira dos alunos que dependem do FIES para continuarem e lutando para obtenção de suas graduações

Crédito: Ascom Dep. Professora Dorinha

Preocupada em garantir a milhares de estudantes brasileiros acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por meio do aumento do limite máximo semestral do valor para os financiamentos estudantis, a deputada federal e presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Professora Dorinha (DEM/TO), apresentou nessa terça-feira, 15, indicação ao Ministério da Educação, na tentativa de resolver esse impasse.  

 

Isso porque, atualmente, Resolução do Comitê Gestor do Fies (CG-Fies) determina que o valor máximo em reais para o financiamento de um curso superior é pouco mais de 40 mil reais, o que corresponde a um encargo educacional mensal de no máximo de aproximadamente R$ 7 mil. "Os financiamentos do Fies normalmente chegam próximos de 75% do valor da mensalidade, de modo que é comum que este teto não seja alcançado, principalmente referente aos cursos de Medicina e Odontologia. Uma situação que precisa de solução imediata", pontou Dorinha. 

 

Segundo a parlamentar, a medida se faz urgente devido à realidade financeira dos alunos que dependem do FIES para continuarem e lutando para obtenção de suas graduações, especialmente diante das dificuldades trazidas pelo atual cenário econômico do País, em virtude da pandemia da Covid-19. "É uma demanda importante que garante a milhares de estudantes ao acesso e conclusão da graduação. Por isso, solicitei ao MEC que tome as medidas necessárias para que eleve o teto de valor da mensalidade, tendo em vista as altas mensalidades nos cursos da área da saúde", finalizou Dorinha.

Comentários (0)