Jovem goleiro palmense conquista destaque e integra base do Grêmio Futebol Clube

Murilo Espíndola Pires atua como goleiro na categoria sub 10 do time e esbanja talento por onde passa

Crédito: Lúcia Mundstock

Em um período de apenas um ano, um jovem talento do futebol de Palmas, capital do Tocantins, conquistou o reconhecimento de importantes clubes do cenário nacional. Murilo Espíndola Pires iniciou sua jornada no esporte com seis anos, como jogador de linha em uma escolinha de futebol local, mas logo descobriu sua paixão pelo gol, aos nove. Hoje, aos dez anos de idade, o garoto destaca-se como goleiro no Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, em Porto Alegre (RS), na categoria sub 10.  

 

Em entrevista ao portal T1 Notícias, a mãe do menino, Paula Regina Espíndola de Menezes, explicou que no início do ano de 2023 Murilo ingressou no projeto do Batalhão da Polícia Militar, em Palmas, e chamou a atenção de pais de outros jogadores e de professores. Mesmo sem treinamento específico, sua desenvoltura entre as traves foi elogiada e foi nesse ambiente que seu talento começou a ser reconhecido de forma mais ampla. Os elogios à sua habilidade como goleiro levaram outras escolinhas de futebol em Palmas a demonstrarem interesse nele, oferecendo bolsas de estudo para desenvolver seu potencial.

 

Com o apoio de um treinador especializado em goleiros, contratado pelo Batalhão, o garoto começou a se destacar em campeonatos locais e regionais. Sua performance chamou a atenção de olheiros de clubes de renome nacional.

 

Em 2023, durante um campeonato em Brasília, onde representou a escolinha Academy Santos de Palmas, Murilo impressionou o Cruzeiro e foi aprovado após um teste. Logo depois, durante outro torneio em Araguaína pelo Batalhão, o Athletico Paranaense demonstrou interesse e solicitou uma avaliação.

 

A ascensão do jovem goleiro não parou por aí. Durante uma visita ao Batalhão da Polícia Militar, um avaliador do Grêmio ficou impressionado com seu desempenho e o aprovou diretamente, sem a necessidade de um teste no clube, algo incomum neste cenário. "Geralmente os observadores chamam e eles vão ao clube fazer o teste. O do Grêmio aprovou ele sem precisar fazer a avaliação. Ele falou que o Murilo era muito bom e que não costumava fazer isso, mas neste caso iria fazer, pois o queria muito no clube", disse a mãe do garoto.

Murilo e a família decidiram optar pelo Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, onde o adolescente teve a oportunidade de iniciar a temporada de 2024. Apesar dos desafios de se adaptar a uma nova cultura e clima, o menino tem se destacado no clube e se integrado bem ao time.Tudo isso aconteceu em um período curto, surpreendendo até mesmo a família do jovem goleiro. "Foi muito natural. Não tínhamos planejamento", afirmou a mãe. 

 

O talento de Murilo já atraiu o interesse do Flamengo que, de acordo com Paula, monitora a desenvoltura do garoto em campo. 

Comentários (0)