Fernando Rezende cobra iniciativa da Prefeitura expansão urbana do município

Na sessão desta quarta, 8, o vereador Fernando Rezende (DEM) cobrou a Prefeitura de Palmas com relação a expansão urbana do município. Segundo Rezende não há a possibilidade de ocupar os espaços vazios no centro da capital em função dos preços altos ...

A questão urbana voltou a esquentar as discussões na Câmara Municipal de Palmas nesta quarta-feira, 08. O vereador Fernando Rezende (DEM) subiu o tom sobre o assunto criticando a passividade do Poder Executivo Municipal sobre a expansão urbana do município. “O prefeito tem que ter coragem para regulamentar essa questão. Temos que discutir o assunto. Sem a expansão urbana, o ‘estupro’ urbano que acontece em Luzimangues continuará crescendo dia a dia”, criticou Rezende.

O vereador se referiu aos loteamentos que são vendidos em tempo recorde do outro lado do Lago de Palmas, área que pertence ao município de Porto Nacional. “Palmas, hoje, não oferece essa mesma oportunidade aos compradores. Aqui não temos lotes com preços acessíveis e parcelados em 80 ou 100 vezes. O poder executivo proibiu expansão urbana e, consequentemente, o microparcelamento”, disse Rezende que acredita que com oportunidade para investimento e moradias com preços justos em Palmas, naturalmente o crescimento desenfreado do Luzimangues irá diminuir.

Segundo Rezende não há a possibilidade de ocupar os espaços vazios no centro da capital em função dos preços altos praticados atualmente. “Como vamos ocupar os espaços vazios com lotes com valores de 100, 200 reais o metro quadrado. Nenhum proprietário privado vai vender a preços menores e as áreas do Estado tem que obedecer os valores de mercado”.

A visão do parlamentar é que a prefeitura tem que discutir a expansão urbana, principalmente da região norte de Palmas. Para Rezende, com a ampliação o município terá condições de oferecer à população de baixa renda, lotes próximos 10km do centro da cidade com preços atrativos. “Estas áreas localizadas na região norte de Palmas não podem ser microparceladas atualmente pela questão legal. São áreas rurais”, comentou o vereado.

Rezende citou o exemplo de Goiânia que possui apenas 20% de seu território como zona rural. “Aqui temos localidades onde a Zona Rural de Palmas fica à 5km do centro da capital”.

Presença

O vereador agradeceu o reconhecimento da Câmara dos Deputados, quando foi convidado para compor a mesa da presidência da Casa, representando os vereadores tocantinenses durante a sessão solene em homenagem aos 32 anos do Jornal do Tocantins.

Ainda em seu discurso, Rezende agradeceu o atendimento do presidente da ATTM sobre o pedido de uma linha de ônibus para o distrito de Taquarçu. Segundo o vereador, foi realizada uma reunião no sábado e ficou definido que uma linha especial irá atender o distrito ligando Taquaruçu ao centro pela TO - 050 , entrando pela Avenida JK.

Rezende também agradeceu ao rápido atendimento do secretário de saúde, Samuel Bonilha, ao requerimento solicitando a ampliação do Posto de Saúde de Taquaruçu. A secretaria informou que já está prevista no PPA a execução da obra. “A Secretaria tem atendido aos requerimentos que enviamos, como o que trata da reforma dos postos de saúde da zona rural. Já estão em fase de conclusão as reformas que foram uma bandeira durante minha campanha”, concluiu o vereador. (Da Assessoria)

Comentários (0)