Fernando Rezende participa de discussão sobre reajuste salarial com Sintet

Na tarde desta terça o vereador Fernando Rezende (DEM) participou de uma reunião entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) e a Câmara Municipal de Palmas....

O vereador por Palmas Fernando Rezende (DEM) participou na tarde desta terça-feira, 17, de uma reunião entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) e a Câmara Municipal de Palmas. Na pauta do encontro estavam reivindicações dos professores da rede municipal de ensino, como reajuste salarial de 37,07%, incorporação da Gratificação por Regência de Classe (GRC), enquadramento dos funcionários de escola no Plano de Carreira, pagamento das progressões e titularidades e eleição direta para diretores.

“Neste primeiro momento é necessário levantarmos cuidadosamente os números da educação do município. Detalharmos como está sendo gasto os 25% do orçamento na área, que é determinado por lei. Do que adianta termos prédios bonitos, mas se não temos professores valorizados e bem remunerados”, indagou Fernando Rezende ao final da reunião.

Já para o presidente do Sintet, José Roque, a reunião serviu para cobrar a colaboração dos parlamentares na pressão junto à prefeitura. “O que esperamos dos vereadores é que eles façam o Plano de Carreira ser cumprido. Hoje há um descumprimento desta Lei e isso vem emperrando outras políticas para o setor. Queremos que o governo se organize para colocar este plano como prioridade, respeitando o que está determinado no PCCS”, disse Roque.

Segundo o Sintet, a prefeitura paga um salário base inferior ao piso nacional do magistério. Os professores da rede municipal recebem, em média, R$ 1.080,00, enquanto o piso nacional estabelecido pela Lei 11738/08 é de R$ 1.187,00. O aumento de 37,07% no salário pedido pelo sindicato representa 6,66% referente às perdas no último ano, 24,86% de previsão de crescimento dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e 5,55% corresponde à inflação de 1º de maio de 2010 a 31 de abril.  (Da Assessoria)

Comentários (0)