Hiran busca junto à Katia investimentos no setor agropecuário da Capital

O vereador Hiran Gomes entregou à ministra Kátia Abreu documento solicitando investimentos em projetos para desenvolvimento agropecuário da Capital.

Hiran entrega documento à Ministra
Descrição: Hiran entrega documento à Ministra Crédito: Ascom

A Câmara Municipal de Palmas entregou nesta quarta-feira, 13, à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, um documento solicitando investimentos em projetos para o desenvolvimento agropecuário da Capital. O vereador Hiram Gomes (PSDB) assinou o requerimento que prevê aplicação de recursos na área da piscicultura, melhoramento da malha viária rural, ampliação do Parque de Máquinas e Equipamentos e implantação de Cinturão Verde em Palmas.

 

Cinco projetos foram desenvolvidos para fomentar a cadeia produtiva em Palmas e entorno. Na área da piscicultura, a intenção é construir criatórios de peixes no sistema bag-fish para atender, na primeira etapa, mil famílias; e estruturar um entreposto para processamento do pescado, com capacidade para 18,75 toneladas por dia. Os vereadores ainda solicitam apoio para construção e manutenção de 4,1 mil km da malha viária rural e aquisição de máquinas e equipamentos para ampliação do Parque de Máquinas e Equipamentos do Município. No que se refere ao Cinturão Verde de Palmas, a meta é promover a criação de hortas urbanas e rurais para atender mais de 160 famílias; além da construção de uma horta comercial no terreno da Infraero, no Aeroporto de Palmas. Cerca de 80 famílias de baixa renda serão beneficiadas com a área de 120 hectares para produção.

 

“Fomenta a economia porque você cria uma cadeia produtiva. Isso vai afetar o feirante, que produzirá mais, vai afetar positivamente o custo dos produtos vendidos na cidade, como o horti-fruti, o frango, o leite. Então você tem o aspecto econômico bem intenso e o aspecto social, uma vez que vai elevar a renda do pequeno produtor. No caso das hortas urbanas, é a chance do desempregado passar a ter uma renda, além de melhorar a própria alimentação”, explicou Gomes.

 

Matopiba

A ministra Kátia Abreu esteve em Palmas nesta quarta-feira para lançamento do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba. Formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a região foi formalizada por decreto presidencial no último dia 6 e abrange uma das principais áreas do mundo em expansão na produção de grãos.

 

O Matopiba é estratégico para fomentar o incremento da produção entre os pequenos produtores locais. Com a criação da região, será possível promover o crescimento sustentável dos agricultores por meio de investimentos em tecnologia e assistência técnica. Atualmente, a produção de grãos na área representa 12,8% do total produzido no Brasil.

 

“A demarcação da região agrega valor, leva infraestrutura e desenvolvimento para a área. E concentrar a política de desenvolvimento em Palmas, com a Agência, faz da cidade um centro de planejamento. O Tocantins como um todo será beneficiado”, frisou o vereador Hiram Gomes, ressaltando ainda que a criação da agência de desenvolvimento voltada à capacitação, inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica vai fortalecer a capital como polo logístico para escoamento da produção.

 

Nova fronteira agrícola, o Matopiba abrange 337 municípios e 31 microrregiões, num total de 73 milhões de hectares. O Tocantins tem 37,95% da área, contabilizando 27,7 milhões de hectares nos 139 municípios do estado.

Comentários (0)