Joaquim Maia cria Projeto de Lei que alerta sobre o perigo dos anabolizantes

Projeto de Lei de autoria do vereador Joaquim Maia torna obrigatória a afixação nas academias de ginástica, centros esportivos e nos estabelecimentos similares cartaz com advertência..

Vereador Joaquim Maia
Descrição: Vereador Joaquim Maia Crédito: Divulgação

Foi apresentado neste dia 20, na Câmara de Palmas, o Projeto de Lei de autoria do vereador Joaquim Maia que torna obrigatório a afixação, nas academias de ginástica, centros esportivos e nos estabelecimentos similares, de cartaz com advertência sobre as conseqüências do uso de anabolizantes.

O Projeto tem o cunho de prevenir e alertar as pessoas que fazem uso de anabolizantes, ou que ainda pretendem fazê-lo, sobre o seu uso indevido e os efeitos maléficos que estes causam a saúde.

É sabido que a maioria dos usuários, normalmente freqüentadores de academias de ginásticas, centros esportivos e outros estabelecimentos similares, ou desconhecem os efeitos devastadores dessas drogas, ou são iludidos por comerciantes que, visando lucro financeiro resultante da compra e venda dos referidos produtos, omitem os danos maléficos que o consumo de tal produto pode acarretar ou ainda pior, são atraídos por propagandas enganosas, que só veiculam os efeitos estéticos da sua utilização.

Anabolizantes

Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles desenvolvem a capacidade do corpo de absorver proteína, alem de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.

O efeito de um corpo saudável com os anabolizantes é apenas aparente. Os efeitos colaterais do uso indevido são muitos; ao todo 69 (sessenta e nove) já foram documentados. A pessoa pode desenvolver problemas no fígado, inclusive câncer, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne, causam prejuízos impressionantes ao corpo podendo acarretar em acidente vascular cerebral (AVE), parada cardíaca e até a morte súbita.

Diante do exposto, o presente O Projeto tem o cunho de prevenir e alertar as pessoas que fazem uso de anabolizantes, ou que ainda pretendem fazê-lo, sobre o seu uso indevido e os efeitos maléficos que estes causam à saúde.

Cartaz

O cartaz deve conter os dizeres: “O uso de anabolizantes prejudica o sistema cardiovascular, causa lesões nos rins e fígado, degrada a atividade cerebral, aumenta o risco do câncer e pode provocar morte súbita”. A placa que se refere o caput deste artigo terá 90 cm (noventa centímetros) de largura e 80 cm (oitenta centímetros) de altura.

Com o Projeto, fica a Secretaria Municipal de Saúde responsável para incluir, nas campanhas de combate ao uso de drogas que promova, a divulgação sobre os prejuízos que os anabolizantes podem causar à saúde.

Estiveram na Câmara, no momento da apresentação do Projeto alunos da UFT e o presidente do Sindicato dos Professores de Educação Física-TO (SINPEF-TO), Luciano Lucas.

Comentários (0)