Joaquim Maia critica patrocínio de R$1 milhão da Prefeitura para filme carioca

A Prefeitura de Palmas irá patrocinar o filme "B.O. Boletim de Ocorrência", que tem no elenco [em negociação] Cléo Pires, Lázaro Ramos e Gero Camilo, da produtora TC Filmes...

Vereador Joaquim Maia
Descrição: Vereador Joaquim Maia Crédito: Ascom

Joaquim Maia, utilizando a tribuna, criticou duramente a administração municipal pela iniciativa de patrocinar com 1 milhão de reais o filme carioca. “Nossa preocupação é exatamente quanto ao alto valor patrocinado pela prefeitura num filme carioca que em nada acrescenta para nossa cidade. Nesta ação específica da Prefeitura, buscando meios para se justificar a mesma ainda colocou a Casa de Leis no meio disso, justificando que tal patrocínio contou com a aprovação dos vereadores. Em momento algum se destinou a esta Casa qualquer ação do município com o intuito de dar um patrocínio de 1 milhão de reais para a produção de um filme no Rio de Janeiro. Mesmo porque o prefeito sabe que não aprovaríamos.”

Maia ressaltou que os vereadores apóiam a cultura local. “Votamos sim um orçamento para a cultura, destinado a valorização, implementação e a fomentação de ações aqui no nosso município. Mas não no Rio de Janeiro.” O vereador ainda questionou: “O roteiro deste filme retrata a fuga de bandidos e traficantes de uma grande cidade que fogem para o interior. Que vantagem trás para o nosso município divulgar a sua imagem num filme como esse?”. O vereador disse que a enorme quantia poderia resolver diversos problemas hoje enfrentados pelo município, como os relatados pelos profissionais da saúde que denunciam a falta de medicamentos e materiais básicos como dipirona, luvas e seringas.

Ao final Joaquim Maia disse que o desgaste desse erro administrativo não será dividido com a Câmara. “Não adianta querer envolver esta Casa neste processo, por que aqui não se encontrará apoio em ações como esta, aqui não encontrará apoio em ações que buscam diminuir recursos que possam ser investidos na nossa saúde e educação. Muito pelo contrário, pois não acreditamos que são ações deste tipo que farão nossa cidade crescer.”

A Defensoria Pública do Tocantins, por meio do NAC - Núcleo de Ações Coletivas, protocolou na no dia 8, uma Recomendação na Prefeitura de Palmas solicitando ao gestor municipal a suspensão do pagamento do valor de R$ 1.000.000,00 a título de patrocínio, através da Fundação Cultural de Palmas, à produtora Intro LTDA – ME (TC Filmes).  A DP disse que o valor poderia  implementar e fortalecer a política de combate as drogas no município de Palmas, compreendendo assim a estruturação e implementação da Rede de Atenção Psicossocial e Intersetorial.

Comentários (0)