Luana preside sessão solene de homenagem à Enfermagem e relembra conquistas

A deputada parabenizou os profissionais da Enfermagem e relembrou a conquista das 30 horas

Luana parabenizou os profissionais da Enfermagem
Descrição: Luana parabenizou os profissionais da Enfermagem Crédito: Benhur de Souza/AL

Ao presidir a sessão solene em homenagem ao Dia da Enfermagem, celebrado nesta terça-feira, 12, a deputada estadual Luana Ribeiro (PR) parabenizou os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem pela sua doação ao próximo no exercício da profissão.

 

Luana destacou ainda a importância da Lei das 30 horas, projeto de sua autoria que foi aprovado em 2010 e se tornou um marco na saúde do Estado. “O projeto abrange 13 categorias da saúde e traz benefícios também para os pacientes. Segundo a Organização Internacional do Trabalho e Organização da Saúde, a jornada de 30 horas é a melhor para pacientes, usuários e trabalhadores em saúde. Além disso, possibilita a abertura de novos postos de trabalhos”, destacou Luana.

 

Homenagem

A Assembleia Legislativa também prestou homenagens às profissionais de Enfermagem que se destacaram no Tocantins: Francislete Lira Fontes Tessaro, que atua no Hospital Regional de Araguaína; Eloiza Helena Abrao Martins de Oliveira, que trabalha no Núcleo de Vigilância Hospitalar do Hospital Dom Orione; Magdalena Akemi Rodrigues Carneiro, que construiu toda sua carreira no Tocantins na saúde pública, e à Juliana Maciel Pinto, professora do  curso de graduação de Enfermagem do   Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC).

 

Para Juliana Maciel Pinto, a homenagem estende-se a todas as profissionais que atuam na Saúde. “Sinto-me honrada com esta deferência desta Casa e acredito que aqui represento todos os colegas que estão no trabalho, fazendo sua parte com muito amor”, disse.

 

Também participaram da solenidade,  o secretário de Saúde, Samuel Bonilha, a coordenadora do curso de Enfermagem do CEULP/Ulbra, Solange Marinho,  e a membro da Comissao de Ética do Conselho  Regional de Enfermagem  (Coren-TO), Sara Jane, representando  o Sindicato de Enfermeiros,  entre outras autoridades e parlamentares.

 

30 horas

Em março de 2010, foi aprovado na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº42/2010, baseado em um anteprojeto de sua autoria, que altera a lei 1.588/2005 e dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios dos Profissionais da Saúde do Estado.

 

Em 2007, Luana Ribeiro foi procurada por profissionais da saúde e aceitou representá-los na causa da redução da carga horária de trabalho, de 40 para 30 horas, para os servidores da saúde.

 

Com a aprovação do projeto, 3.900 profissionais que atuam com pacientes em hospitais estaduais, no Laboratório Central (Lacen ) e Hemocentro foram beneficiados. O projeto abrange 13 categorias: assistente social, biólogo em saúde, biomédico, enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico-bioquímico, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, técnico e auxiliar em laboratório e técnico e auxiliares em enfermagem.

 

Nacional

Com o anteprojeto de Luana Ribeiro, o Tocantins saiu na frente. Na Câmara Federal, a categoria ainda se mobiliza para ver aprovado o projeto de lei 2295/00, que reduz a carga de trabalho dos profissionais de enfermagem.

 

 

 

Comentários (0)