Mais recursos e melhorias na educação são destaque durante a capacitação sobre o Plano de Ações Articuladas

A capacitação sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) da educação que ocorreu no auditório da ATM nesta segunda-feira, 12, reuniu representantes dos 139 municípios tocantinenses. Durante o evento, realizado pela deputada Professora Dorinha Seabra Re...

Representantes dos 139 municípios tocantinenses, entre secretários de educação e prefeitos, participaram nesta segunda-feira, 12, da capacitação sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) da educação, no auditório da ATM em Palmas. O evento foi uma realização da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) e da Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

Os participantes puderam tirar dúvidas e ouvir as orientações de um dos mais respeitados profissionais relacionados com o PAR no Brasil, o diretor de Apoio aos Sistemas Públicos de Ensino e Promoção da Infraestrutura Física e Tecnológica do Ministério da Educação, Romeu Weliton Caputo. Segundo Caputo os municípios “devem fazer uma análise minuciosa e transparente da sua realidade. Só assim o MEC poderá liberar recursos para melhorias na infraestrutura educacional das cidades”. Ainda de acordo com o diretor, o Ministério possui recursos para serem liberados para construção e reforma de escolas, cobertura de quadras esportivas, laboratórios e informática, mobiliário e diversos itens de infraestrutura, além de cursos de capacitação e formação de professores.

Para a deputada Professora Dorinha a capacitação foi importante por permite aos gestores municipais se organizarem de forma mais rápida para a elaboração do PAR municipal. “É importante o PAR municipal deva ser feito este ano, pois 2012 é ano eleitoral e pode atrasar a elaboração do documento. Conhecendo o PAR como eu conheço, sei da sua importância para o município, por isso resolvemos trazer um dos técnicos que mais conhece o tema no país. A idéia é fazer uma provocação para as prefeituras. O Governo Federal tem recursos, temos é que ir atrás”, disse a deputada.

Já para o prefeito de Jaú do Tocantins, João Luiz, a palestra com Romeu foi esclarecedora. “Uma coisa que ficou clara com a palestra é que os prefeitos não necessitam ficar reféns dos lobistas ou consultores que dizem fazer o trabalho de articulação com o MEC para liberar recursos. Hoje sabemos que podemos tratar direto com o ministério. As informações estão todas disponíveis. Parabenizo a iniciativa da deputada Professora Dorinha por ter contribuído com os municípios do Tocantins”.

Para Joana dos Reis, secretária Municipal de Educação de Porto Nacional, o evento foi uma ferramenta motivacional e informativa para os secretários municipais de educação. “A capacitação foi uma demonstração muito clara do que nós secretários temos que construir em um espaço muito curto de tempo. Tiramos todas as dúvidas para elaborarmos um PAR que realmente atenda as demandas das nossas escolas. Creio que um leque de oportunidades de financiamentos se abriu depois desta capacitação”, disse Joana.

A palestra do diretor Romeu Weliton Caputo poderá ser conferida na íntegra no site www.professoradorinha.com.br

(Da Assessoria)

Comentários (0)