Milton Neris defende que alterações no estacionamento rotativo são democráticas

O vereador repercutiu o assunto na Câmara de Palmas esta manhã. Os comerciantes fizeram um protesto e a Prefeitura anunciou que mudanças serão feitas

Vereador Milton Neris
Descrição: Vereador Milton Neris Crédito: Ascom

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Palmas desta quarta-feira, 29, como vereador que defende o Executivo Municipal, Milton Neris (PR) falou a respeito dos ajustes que deverão ser feitos no sistema de estacionamento rotativo, resultantes de reinvindicações de empresários e de parlamentares à prefeitura. “Nós entendemos que o estacionamento rotativo é um instrumento de socialização de espaços públicos, que necessita de um entendimento sobre sua utilização, sem penalizar ou favorecer uns em detrimento de outros”, disse Neris, acrescentando que a rotatividade é obrigatória no sentido de democratizar os espaços.

 

O vereador esclareceu que a Câmara Municipal jamais foi omissa quanto ao sistema de estacionamento rotativo implementado, após ter ficado sabendo de comentários dessa espécie por parte de alguns empresários da Capital. “Estivemos acompanhando tudo, desde o começo. O prefeito Carlos Amastha sempre abriu espaço para a discussão”, assegurou, listando alguns ajustes que serão realizados no sistema de estacionamento, definidos em reunião ocorrida na tarde de terça-feira na sede do Executivo Municipal.

 

Da reunião participaram representantes da empresa Infosolo, os diretores Ivan Fonte e Daniel Amaral, e o secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transportes (SMAMTT), Christian Zini, além de vereadores. Nela, ficou decidido que até o prazo máximo de 120 dias, a empresa responsável pelo estacionamento rotativo deverá concluir todas as obras da área 01, que corresponde aos estacionamentos das quadras 104 Sul e 104 Norte do Plano Diretor da cidade. Além disso, não será dada nenhuma nova ordem de serviço para outra área de estacionamento até que sejam concluídos todos os projetos já definidos para a área 01.

 

No mesmo prazo de 120 dias, a empresa deverá acrescentar à operação totens e parquímetros que permitirão o pagamento de vagas em espécie, inclusive moedas e permissão para pagamento com cartões de crédito ou débito, complementando, dessa forma, o sistema. Além disso, a empresa se comprometeu em até o dia 1º de junho em disponibilizar para vendas nos pontos ou postos credenciados, bilhetes ou cartões em papel correspondentes à regularização de vagas, em substituição ao pagamento em espécie diretamente aos agentes da Blue. Os bilhetes poderão ser comprados em blocos ou serão especificados o prazo de uso de vagas.

 

Outro ajuste, comemorado pelos empresários, é que a empresa não cobrará qualquer valor pelo uso do estacionamento rotativo dos locais destinados a carga e descarga de mercadorias. Também ficou acertado na reunião é que a empresa disponibilizará um sistema de cobrança através de QRCode fixado no parabrisa do veículo para identificar o usuário de vagas e permitir a cobrança, evitando, assim, o Aviso de Cobrança de Tarifa (ACT). “São ajustes que necessitavam ser discutidos, que deverão ser fiscalizados e controlados pelo poder público”, alertou Neris.

 

 

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