PEC da Meritocracia apresentada por Lelis propõe modernização e valorização

A PEc apresentada pelo deputado propõe uma modernização na administração pública do Tocantins, além da valorização do servidor...

Deputado estadual Marcelo Lelis
Descrição: Deputado estadual Marcelo Lelis Crédito: Ascom/AL

Preocupado em modernizar a gestão do Governo do Estado e uma melhor valorização do servidor, o deputado Marcelo Lelis (PV), apresentou nesta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a implantação da meritocracia no serviço público do Tocantins. A intenção da PEC da Meritocracia é estabelecer critérios de estímulo remuneratório aos servidores, de acordo com sua produtividade.

“Entendo que a administração pública do Tocantins precisa ser mais moderna e agil, dando ênfase à qualidade e a eficiência do serviço público. Uma maneira de promover esse avanço é estimulando o servidor público. E a forma mais justa de fazer isso é por meio da meritocracia. É justo que o servidor que produza mais tenha a garantia de ser melhor remunerado. Isso dará motivação a mais ao servidor, tornando o sistema público do Tocantins mais agilidade e mais produtivo”, explica Marcelo Lelis.

A visão é muito próxima à usada em grandes empresas do setor privado, quando funcionários com melhores resultados recebem estímulos por sua produtividade e aqueles que não têm um resultado tão bom se sentem motivados a aumentar suas metas. “Essa prática é normal no setor privado e acredito que essa visão tem que ser reproduzida no setor público. Outros estados já fizeram isso e melhoraram a produtividade do setor público. Defendo que a administração estadual passe por uma ampla reforma e a PEC da Meritocracia é uma boa maneira de começar”, avalia Marcelo Lelis.

A PEC da Meritocracia foi apresentada à mesa diretora da Assembleia e agora será encaminhada para análise nas comissões antes de ir a votação no plenário da Casa. 

 

 

Comentários (0)