Pioneiro em Palmas, Hiram Gomes destaca crescimento e conquistas da Capital

Com uma longa trajetória de vida na cidade, o pioneiro Hiram Gomes ressalta o entusiasmo por Palmas e relembra o porquê se identificou tanto com a Capital.

Hiram Gomes comemora conquistas de Palmas
Descrição: Hiram Gomes comemora conquistas de Palmas Crédito: Ascom

Pioneiro em Palmas, o vereador Hiram Gomes (PSDB) acompanhou de perto a construção da mais nova Capital brasileira. Hoje, 26 anos depois, ele comemora as conquistas da cidade e, como vereador, trabalha diariamente para o desenvolvimento da região que escolheu para viver.

 

No Tocantins desde 1989, o parlamentar é da época em que os dois únicos prédios públicos da Capital eram a sede do Poder Executivo, que funcionava onde hoje é o Museu Histórico do Tocantins – Palacinho, e a Assembleia Legislativa.  “Era pasto de um lado, pasto do outro. Você andava pelas ruas com o gado, e você ainda via ema, lobo guará, raposa”, recorda.

 

Com uma longa trajetória de vida na cidade, Hiram ressalta o entusiasmo por Palmas e relembra o porquê se identificou tanto com a Capital. “Eu me apaixonei por aqui. Se for pensar no tempo, estou aqui metade da minha vida. Se for pensar nas experiências vividas e nas oportunidades de potencializar o uso destas experiências aqui, não dá para quantificar. Eu me entusiasmei pelo Estado, pela paisagem, pelo novo”, afirma, ressaltando que a decisão de mudar para o Tocantins foi tomada em duas semanas, após vir visitar os pais que moravam em Araguaína e passavam férias em Araguatins, às margens do rio Araguaia.

 

Desenvolvimento

Para o vereador, Palmas é uma cidade cheia de potencial. A Capital, que até hoje teve a economia baseada no serviço público, na geração de renda por conta das obras de infraestrutura e no parque de serviços, pode também se desenvolver em outros setores. “Esse modelo, especialmente no cenário de crise econômica que o Brasil vive agora, ele se esgota porque sempre as necessidades vão ser maiores que os recursos”, explicou, alertando para a vocação da região para o agronegócio. “Palmas tem uma ótima localização geográfica e uma logística excelente para esta região do Brasil; além do fato de ser uma cidade universitária e poder oferecer mão de obra de qualidade. Então, o que eu vejo como o maior potencial de Palmas é o agronegócio, que vai canalizar muitos investimentos para a região, principalmente com a formalização da nova fronteira agrícola do Matopiba e a criação de uma agência de desenvolvimento na cidade. O mercado aqui, pelo o que tudo indica, vai ser de serviços, baseado no agronegócio da região”, frisa.

Ainda segundo Gomes, é preciso dar sustentabilidade, com qualidade de vida, à cidade. “Palmas é capital de uma região que está com um dinamismo muito bom, com expectativas excelentes no setor da economia brasileira que mais cresce e que tem a melhor produtividade, a maior eficácia no sentido de melhorar o padrão de vida da população. Palmas tem essa vocação para o agronegócio e o futuro da cidade só vai ser melhor à medida que o município começar a se desapegar deste modelo de cidade administrativa”, afirma.

 

Administração Pública

O parlamentar ressalta também o papel do poder público neste sentido. Para Gomes, é necessário reduzir a burocracia e priorizar os investimentos em infraestrutura e serviços básicos destinados à população. “Por exemplo, simplificar as regras e procedimentos fiscalizatórios relativos ao pequeno produtor”, diz, frisando que “o papel do serviço público é bastante claro: quanto mais eficaz for o gasto do dinheiro que se aplica e quanto menor a burocracia imposta ao cidadão e às organizações produtivas, mas eficaz vai ser o desenvolvimento econômico e mais fácil vai ser para a cidade crescer”, conclui.

Comentários (0)