Preocupada com crise na Saúde, Luana propõe criação de Plano de Gestão da área

A deputada Luana Ribeiro propôes a criação do Plano de Gestão da Saúde, elaborado pelos profissionais da área e sociedade organizada

Deputada estadual Luana Ribeiro
Descrição: Deputada estadual Luana Ribeiro Crédito: Ascom

Preocupada com a situação da saúde no Estado, cujos profissionais estão em greve desde ontem, 30, a deputada estadual Luana Ribeiro (PR) propôs nesta terça-feira, 31, a criação de um Plano de Gestão da Saúde. Uma ação com resultado prático, que reúna todos os profissionais da saúde, que possam colocar os problemas e apontar as soluções para cada área: clínica geral e especialidades. “Represento a saúde desde o primeiro dia do meu mandato, e vejo que não podemos apenas criticar A ou B, porque é um problema complexo. Mas sabemos que a saúde passa por momentos críticos e a solução precisa vir da gestão”, argumentou Luana Ribeiro. Luana apresentou a proposta durante a audiência pública que discutiu o Orçamento e a Lei de Responsabilidade Fiscal e que reuniu na Assembleia Legislativa o Conselho Econômico do Estado e os sindicatos dos servidores públicos.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintras),  Manoel Miranda, gostou da proposta da deputada. “A gestão de saúde não é responsabilidade só do governador ou  dos secretários, mas também dos servidores efetivos de carreira. É preciso ouvir e respeitar as opiniões dos servidores”, destacou o presidente.

 

Greve

De acordo com o Sintras, haverá uma reunião às 19 horas, na qual o governo do Estado deverá apresentar uma proposta para a categoria. E ainda hoje haverá uma assembleia geral dos profissionais da saúde para decidir se a paralisação continuará. Os profissionais lutam por melhores condições de trabalho e também pela manutenção as progressões salariais.

 

Luana questionou

A deputada Luana Ribeiro fez os seguintes questionamentos aos secretários  da Fazenda, Paulo Afonso Teixeira, do Planejamento, Jefferson Barros,  e da Administração, Jefferson Barros, presentes na audiência: “O que o governo fará para resolver a questão da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Quadro Geral? O governo do Estado enviou novas promoções para a PM, previstas para o dia 21 de abril, mesmo tendo cancelado as promoções concedidas ano passado? Em maio vence a data-base, o governo vai cumprir? O que o governo planejou para aumentar a receita? Quais os meios para melhorar a economia?”, perguntou a parlamentar. O secretário da Administração, Jeffeson Barros, afirmou que o  Estado enfrenta  um grave problema financeiro e  solicitou que a deputada fizesse uma solicitação formal para o governo do Estado para que as perguntas fossem respondidas.

 

 

Comentários (0)