Solange denuncia precariedade e pede atendimento médico urgente aos indígenas

A deputada Solange Duailibe apresentou requerimento solicitando em regime de urgência providências emergenciais para atendimento médico dos indígenas da região do Bico do Papagaio.

Deputada Solange Duailibe
Descrição: Deputada Solange Duailibe Crédito: Divulgação

 


A deputada Solange Duailibe (PT) requereu em regime de urgência e preferência, providências emergenciais para atendimento médico dos indígenas da região do Bico do Papagaio. O requerimento, destinado ao Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, foi apresentado na sessão plenária desta quinta-feira, 25, em Araguatins.

 

Solange destacou que indígenas de Tocantinópolis e Itaguatins estão enfrentando sérios problemas na área da saúde. “Nas aldeias faltam médicos e remédios, as famílias indígenas estão sem nenhuma assistência adequada, índios já foram diagnosticados com calazar e diversas crianças com viroses variadas” – descreve.

 

 Precariedade

 

A petista denuncia que relatos dos índios dão conta de que o posto de saúde foi encontrado fechado, não há remédios a mais de quatro meses e os profissionais de saúde só comparecem duas vezes por mês, além da estrutura física não apresentar condições de funcionamento.

 

“De acordo com o cacique da aldeia, José Eduardo Dias Pereira Apinajés, além dos índios da Aldeia São José, o posto serve para atender também mais sete aldeias circunvizinhas, cerca de 900 apinajés e não tem funcionado a contento” – ressalta.

 

Segundo Solange, o Ministério da Saúde tem o dever de oferecer condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população indígena. “É preciso reduzir as enfermidades, controlar as doenças endêmicas e parasitárias e melhorar a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida de todos, sem distinção” – conclui a parlamentar. 

 

 

Comentários (0)