Vereador de Palmas, Hiram Gomes destaca importância de desenvolver agronegócio

O vereador Hiram Gomes visitou a Agrotins 2015 e destacou a importância de fomentar o agronegócio em Palmas e região, para ele a agricultura é um dos principais mecanismos de desenvolvimento social.

Vereador Hiram Gomes visita Agrotins
Descrição: Vereador Hiram Gomes visita Agrotins Crédito: Ascom

Em visita à Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), o vereador Hiram Gomes ressaltou a importância de fomentar o agronegócio em Palmas e região. Para o parlamentar, que tem como prioridade odesenvolvimento da atividade no campo, o maior evento de tecnologia agropecuária da região Amazônica contribui para fortalecer a cadeia produtiva.

 

Em um Estado onde a agricultura é um dos principais mecanismos de desenvolvimento social e econômico, Hiram Gomes ressalta que a feira oferece ao pequeno e médio produtor uma das melhores chances de ter acesso à tecnologia, produtos e máquinas. “Aqui se universaliza o conhecimento e fomenta o empreendedorismo rural, porque ao ter acesso à tecnologia, em consequência o produtor pode melhorar seu processo produtivo e sua economia”, frisou.

 

Ainda de acordo com o vereador, além da capacitação é preciso investir também em ferramentas que permitam o agricultor se fortalecer no mercado. “Para esta área, que é um sonho meu, o primeiro passo é garantir o acesso aos programas. E que o pequeno produtor consiga se profissionalizar e vire um pequeno empreendedor. Temos que brigar também para o equilíbrio, a racionalização da fiscalização fitossanitária”, afirmou, apontando ainda o desafio da questão fundiária. “Boa parte dos pequenos agricultores não são dono da própria terra. Com isso, eles não têm acesso às linhas de crédito e não conseguem se desenvolver”, explicou.

 

A Agrotins 2015 está sendo realizada no Centro Agrotecnológico de Palmas e segue aberta à visitação até amanhã.

Comentários (0)