Festa TabokaGrande 2023 começa neste fim de semana em Taquaruçu

Encontro dos bonecos Gigantes de Palmas e uma semana de vivência e experiências naturais. Neste ano o evento faz parte da Programação Palmas Férias 2023.

Crédito: Secom AGTUR

No próximo fim de semana a na Praça Maracaípe, terá início a Festa TabokaGrande 2023. O evento acontece de 22 a 29 de julho, com encontro dos bonecos Gigantes de Palmas e uma semana de vivência e experiências naturais.

 

Segundo a organização do evento, a festa é parte do calendário turístico de Palmas. Uma realização do Instituto TabokaGrande em parceria com a Oca do Vento, operadoras de eventos turísticos do Centro de Cultura e Turismo Aldeia TabokaGrande, apoiados pela Agtur.

 

A festa é o ponto alto das atividades, que acontecem no calendário anual da Corte Dos Gigantes, que acontecem de janeiro a dezembro, em Taquaruçu, informa a organização. “Durante todo ano vivências culturais, e atividades de turismo em trilhas e mirantes são recepcionados por um gigante que faz corte aos visitantes e reina nos eventos da cultura Tabokagrande, como a Queima dos Tambores, os Cavalim do Amarelo no carnaval, e, em especial, no meio do ano, todos os bonecos gigantes se encontram para celebrar harmonia e equilíbrio entre toda forma de vida que vem da relação da terra e das águas”, disse o organizador, mestre Wertemberg Nunes.

 

Ele ainda adianta que, durante o evento, será realizado uma semana de atividades dedicadas a saúde do corpo e da mente e ações educativas que promovem a consciência ambiental e equilíbrio da vida e cultura humana com a natureza. “Vamos terminar o evento com apresentação das Cantorias em Capoeboicongo, que convidam os compositores para se apresentarem com a Banda TabokaGrande, no ritmo do Capoeboicongo, um ritmo com influências da cultura popular dos reisados, das rodas de capoeira, de boi e cantorias populares do universo tupi-afro-brasileiro”, ressaltou Nunes.

 

O presidente da Agtur, Giovanni Assis, destaca que a Prefeitura apoia a realização da festividade, que este ano integra a programação do Palmas Férias, por ser de grande relevância turística para a cidade. “Mais uma vez entendemos a importância de apoiar e fomentar eventos organizados pela própria comunidade e sociedade civil organizada, principalmente no distrito de Taquaruçu, este importante destino que fomenta e movimenta o turismo da Capital”, ressaltou o gestor.

 

Programação

Local: Centro de Cultura e Turismo Aldeia TabokaGrande Av. serra grande chácara 59 Taquaruçu – Palmas.

Data: de 22 a 28 de julho

Horário:  a partir das 19 horas

Comentários (0)