Primeira noite do II Festival da Cultura Coreana de Palmas ganha aprovação popular

O evento visa estimular e apoiar o intercâmbio cultural entre os dois países, o Festival da Cultura Coreana de Palmas traz diversas ações que envolvem a música, dança, cinematografia, culinária e lite

Crédito: Secom Palmas

A primeira noite do II Festival da Cultura Coreana de Palmas, realizada nesta sexta-feira, 22, teve programação aprovada pelo público, e seguirá pelos dias 23 e 24 de setembro. Promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), o evento terá concurso K-pop Cover, Karaoke, comidas típicas, mostra de cinema, encontro de dorameiras, palestras, exposições e muito mais. A programação deste segundo dia começa a partir das 16 horas com um bate-papo sobre ‘A TV e o cinema sul-coreano: como políticas de audiovisual podem ser vitoriosas na Coreia do Sul’, no Cine Cultura.

 

Segundo a organização, o evento visa estimular e apoiar o intercâmbio cultural entre os dois países, o Festival da Cultura Coreana de Palmas traz diversas ações que envolvem a música, dança, cinematografia, culinária e literatura coreana. Como principal atração, o concurso de K-pop cover, destinado exclusivamente a covers de música pop coreana, irá premiar os três colocados da categoria solo e grupo.  

 

Para Lucia Moraes, que é uma grande fã, essa é uma oportunidade única de poder se divertir e conhecer um pouco mais dessa rica cultura. “A prefeitura está de parabéns por apoiar um evento como esse, e está tudo muito bonito e organizado, espero que mais pessoas possam vir e aproveitar esse  evento”, disse. 

Com mãos habilidosas e conhecedora da cultura coreana, a professora Maria José Monteiro, disse ter conhecido e se apaixonado pela culinária coreana por meio da linguagem, quando preparava um dos pratos mais tradicionais do país, o kimchi, uma espécie de conserva de acelga agridoce e levemente apimentada. “Me apaixonei por essa cultura, e a gastronomia deles é uma forma muito interessante de se expressar, por isso procurei conhecer um pouco mais, e acabei aprendendo a preparar e gostar de alguns pratos, como o kimchi e bulgogi”, disse Maria José. 

 

Durante a abertura oficial, a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Cleizenir dos Santos, aproveitou para agradecer a parceria e convidar a população para aproveitar o final de semana para vir conhecer. “Esse evento foi feito a pedido da população, os palmenses gostam da cultura coreana, por isso é um momento cultural e importante, aproveitem e venham mais vezes”, disse a gestora.

 

A abertura oficial contou com apresentação de dança das meninas do Projeto K-pop do Centro de Criatividade da FCP. Durante todas as noites, os visitantes poderão  degustar da culinária coreana preparada pelos chefs Nelson Henrique e Pietro Miranda. As comidas serão vendidas pelo valor de até R$ 30,00, por meio de tickets. Serão servidos os pratos kimbap, corndog coreano, onigiri kimbap, jajangmyeon e bulgogi.
 

Confira a programação 

Sábado: 23/09/2023
Cine Cultura Palmas

16 horas - Bate-papo: A TV e o cinema sul-coreano: como políticas de audiovisual podem ser vitoriosas na Coreia do Sul (convidados: Kécia Ferreira e André Araújo)

19h30 - Encontro das Dorameiras com bate-papo: Impacto social e cultural dos K-dramas no Brasil (convidados: Jonas Lima e Gabriella Maia)

20h30 - Mostra de Cinema Coreano

Grande Praça do Espaço Cultural

17 horas - Culinária coreana (chefs convidados: Maria José Monteiro, Nelson Henrique e Pietro Miranda)

18h30 - Apresentação cultural e aula: equipe Palmas Taekwondo

19h30 - Aula experimental: K-pop com a prof.ª Ellana Rodrigues

Das 19 às 22 horas
Exposição de pinturas artista Lysa
Livros e artigos geek - Vitória Geek
Karaokê
Dorameiras do Tocantins

Domingo: 24/09/2023
Cine Cultura Palmas

16 horas - Mostra de Cinema Coreano

18 horas - Bate-papo: A unificação das Coreias e a Hallyu (convidados: Edy César e Gustavo Henrique Lima)

18h30 - Encontro das Dorameiras com bate-papo: Nossos personagens favoritos (convidada: Carolinne Macedo) 

20h30 - Mostra de Cinema Coreano 

Grande Praça do espaço Cultural

20 horas - Desafio gastronômico: competição de Hashi

18 horas - Culinária coreana

19h15 - Concurso K-pop cover

21h - Cia Juvenil de Dança - ETI Eurídice Ferreira de Mello, Professor Fernando Faleiro

21h30 - Premiação concurso K-pop

22 horas -  Encerramento 

Das 19 às 22 horas:
Exposição de pinturas artista Lysa
Livros e artigos geek - Vitória Geek
Karaokê
Makes coreanas com Gianine Soares Borghett
Dorameiras do Tocantins

 

Comentários (0)