XI festival de Música Folclórica termina com balanço positivo

O evento contou com várias atividades que garantiram o sucesso expressado no número de participantes do próprio município e de outras localidades de estado.

Festival de Música Folclórica teve saldo positivo
Descrição: Festival de Música Folclórica teve saldo positivo Crédito: Divulgação

 

Entre os dias 30 de maio à 2 de junho aconteceu, o XI Festival de Música Folclórica do município de Santa Rosa do Tocantins. O evento contou com várias atividades que garantiram o sucesso expressado no número de participantes do próprio município e de outras localidades de estado. A estimativa é que durante os dias do evento circularam pelo local, aproximadamente 15.000 pessoas.

Quem não se surpreendeu foi o prefeito do município, Ailton Araújo. Como idealizador do evento e entusiasta do Folclore regional, com suas rodas de folia, catira, violeiro, palma, caixeiro, vena, toques de tambor, sússia, sapateados e catira, Ailton esperava que a cultura fosse mais exaltada durante o festival.

Para ele, “é preciso resgatar e valorizar a riqueza da nossa cultura, esta região é formada em sua maioria absoluta por descendentes de negros e quilombolas que trouxeram consigo seus ritmos que se misturaram com as lendas e tradições herdadas dos europeus e formaram uma cultura própria muito rica”.

Foram disputadas acirras entre grupos que se apresentaram mostrando suas canções, ritmos, habilidades com instrumentos e criatividade em suas letras de roda. Os melhores receberam prêmios em dinheiro além de um belo troféu e um diploma.

Além do festival propriamente dito ocorreram diversas atividades, Shows com bandas de forró de renome nacional, duplas e cantores de música sertaneja, além de apresentações de Motocross. Um animado rodeio da “cia de Rodeio”, Parque de diversões e muita comida típica.

O prefeito Ailton agradece a todos que participaram e contribuíram para o sucesso do festival e espera contar com mais apoio na realização do próximo festival. Deseja que a cada ano o número de participantes aumente e com isso ajude na transformação deste, que já é o maior evento da musica folclórica da região, em um dos maiores eventos do gênero no Brasil.

Comentários (0)