Agricultores familiares do TO recebem R$ 93,6 milhões de investimentos do Pronaf

Mais de 170 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar e a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural chegou a 15.700 agricultores.

Agricultor familiar recebe incentivo
Descrição: Agricultor familiar recebe incentivo Crédito: Iranilde Gonçalves

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) garantiu investimento de R$ 93,6 milhões em projetos para pequenos produtores do Estado através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na safra 2012/2013.

Além disso, mais de 170 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar e a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural chegou a 15.700 agricultores familiares do Tocantins.

Pedro Ribeiro da Silva foi um desses agricultores assistidos. Dono de uma chácara de 45 hectares, localizada no Projeto de Assentamento Santo Antônio, a 16 km de Porto Nacional, há 12 anos investe na criação de frango caipira.

No início a produção era de 300 frangos/ano, mas com perseverança e incentivos do governo, atualmente a produção chega 1.100 aves. Ele conta que recentemente sua grande realização foi a implantação de um abatedouro de frango.

“Com a assistência técnica do Ruraltins, através do Pronaf Mais Alimentos consegui comprar os equipamentos necessários e implantei o empreendimento que já tem o SIM – Selo de Inspeção Municipal, que certifica a qualidade dos produtos”, disse ressaltando que “graças ao acompanhamento dos extensionistas conquistei minha independência e agora posso vender com tranquilidade nas feiras livres, no comércio local e para os programas sociais Compra Direta e PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. Além disso, comprei 15 vacas e tenho uma produção de 50 litros de leite por dia”, comemora.

Apoio do governo

Para que o exemplo do agricultor familiar Pedro Ribeiro seja realidade em outras localidades, o governo do Estado investe em políticas públicas de desenvolvimento sustentável, como a criação do Parque Aquícola, no Lago de Lajeado, onde cerca de 136 mil toneladas de peixes serão produzidas por ano, no sistema tanque rede, beneficiando 1.415 famílias em sete municípios.

Segundo a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, promover o desenvolvimento no campo é o papel da extensão rural. “Com a oferta de atividades que incentivam o aumento da produção e a geração de emprego e renda, a Agricultura Familiar tem condições de alcançar novos mercados e ao mesmo tempo impulsionar a economia tocantinense”, disse.

 

Saiba mais

Dados do IBGE mostram que os agricultores familiares são responsáveis por boa parte dos alimentos que chegam à mesa da população tocantinense. O setor responde pela produção de mais de 70 % dos alimentos consumidos no estado, como o arroz, a mandioca, o feijão, o milho e o leite, dentre outros.

No Tocantins, o Ruraltins é o órgão que tem a responsabilidade de melhorar a qualidade de vida desses agricultores familiares. O Instituto conta atualmente com escritórios locais de execução de serviços em 92 cidades, possui sete núcleos regionais e a sede central em Palmas. Efetivamente as ações desenvolvidas pelo órgão chegam aos 139 municípios tocantinenses.

 

 

Comentários (0)