A área estimada de solos aptos ao desenvolvimento sustentável da irrigação é de 30 milhões de hectares no Brasil. Deste total, mais de quatro milhões estão no Tocantins, onde será instalado o Circa - Centro Internacional de Referência em Tecnologia de Irrigação e Agricultura de Baixo Carbono.
A assinatura prevê uma parceria no âmbito da irrigação e em gestão de perímetros irrigados. De acordo com o secretário da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, o objetivo é capacitar agricultores e profissionais de instituições de assistência técnica de órgãos estaduais sobre as mudanças climáticas e a prática da irrigação, orientando a aplicação de melhores tecnologias para a mitigação dos impactos e a adoção de técnicas de irrigação.
Café explicou ainda que as linhas de ações do convênio serão iniciadas até junho deste ano, após os trâmites legais do documento que prevê um plano de trabalho e criação de um conselho com representantes das instituições parceiras do Projeto. “Com a implantação do Centro, o Tocantins se colocará na vanguarda em tecnologia de irrigação e agricultura de baixo carbono e com isso tornar-se referência nacional e internacional neste setor”, completou.
Protocolo
Conforme protocolo de intenções, após a instalação do Circa, as ações são focadas no fortalecimento do setor agropecuário e na irrigação por meio da transferência de tecnologia, constando: Treinamento e Capacitação, pesquisa, desenvolvimento científico e tecnológico, além de assistência técnica ao agricultor e empresário rural.
Assim serão oferecidos serviços de assessoramento e coordenação de atividades, em apoio à agricultura familiar ou ao empresário agrícola, quanto ao uso de irrigação e de práticas agrícolas de baixo carbono, no manejo de cultivo, recuperação de áreas degradadas, eficiência energética, tratamento de dejetos de animais, sistemas de plantio diretor e todas as medidas próprias de projetos de créditos de carbono, além de fomento à agroindústria, prospecção de mercados nacionais e internacionais e publicação de informes.
Circa
Trata-se de um centro de excelência para identificação, desenvolvimento e normatização de sistemas de irrigação e fomento à agricultura de baixo carbono que permita o desenvolvimento sustentável e a obtenção de benefícios sociais, econômicos e ambientais na região do Estado de Tocantins e de toda a Amazônia legal.
Tragsa
O grupo Tragsa, empresa estatal espanhola atua desde 1977 na proteção e conservação da natureza e no desenvolvimento rural, na prestação de serviços de emergência e na assistência técnica para as atividades ambientais, agrícolas e florestais. A Tragsa tem presença em outros países da América Latina, como Bolívia e Nicarágua. (Lenna Borges - Ascom/Seagro )
Comentários (0)