O Cartão do Produtor (CNA Card) já é realidade no Tocantins. O convênio entre a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), e a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), foi assinado nesta quinta-feira, 29, na sede da Faet, em Palmas.
O CNA Card possibilita o produtor rural acessar o banco de dados nacional, e solicitar os serviços mais simples como: tirar a Guia de Transito Animal (GTA), Permissão de trânsito Vegetal (PTV), e emissão de notas fiscais, serviços que hoje geram um desconforto e uma perca de tempo nas filas das agências agropecuárias.
O sistema poderá ser acessado a qualquer hora ou dia da semana, inclusive feriados, funciona como um cartão de crédito e débito, basta o produtor passar na maquininha e solicitar o documento. A plataforma também pode ser acessada via internet. À princípio, as máquinas de cartão, estarão disponíveis nos Sindicatos Rurais das cidades, lojas agropecuárias, ou pode ser adquirida pelo próprio produtor. “O produtor tem a missão de produzir e nós temos a responsabilidade de facilitar para que ele não perca seu tempo com as questões burocráticas” afirmou a presidente da CNA e da Faet, senadora Kátia Abreu.
O Secretário de Agricultura do Tocantins, Jaime Café, disse que o sistema é inovador e tem como principal vantagem a desburocratização dos serviços primordiais, dos quais os produtores rurais dependem. Ele agradeceu à senadora o empenho e desenvolvimento do moderno projeto. “A CNA inovou mais uma vez ao implantar o CNA Card, que vai aumentar a rastreabilidade e facilitar a vida do produtor rural na hora de resolver essas questões de documentação, foi um peso tirado das costas do produtor”, disse Café.
Os produtores rurais do Estado devem procurar os Sindicatos Rurais da sua cidade para mais informações de como adquirir o cartão. O vice-presidente da Faet e presidente do Sindicato Rural de Almas, Paulo Carneiro, presente no evento, falou das vantagens do cartão. “Nós vamos mobilizar os sindicatos rurais para informar os produtores dos benefícios do cartão para que eles possam adquirir e usufruir de todas essas vantagens”, afirmou.
Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA)
É uma ferramenta online que unifica dados sobre o trânsito de rebanhos no País. A plataforma foi criada pela Confederação da Agricultura e pecuária do Brasil (CNA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), facilita operações e garante maior credibilidade e transparência na coleta de informações. Ela pode ser acessada de qualquer aparelho eletrônico conectado à internet. A PGA é um dos maiores avanços do setor agropecuário brasileiro.
Outras vantagens do Cartão do Produtor
O produtor também poderá emitir o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), acessar convênios que concederão descontos em compras e serviços, eventos dos setor agropecuário, cursos e treinamentos da gestão da propriedade. Além do controle eficaz dos processos produtivos e vacinas e de rastreabilidade.
Comentários (0)