Coapa chega aos 15 anos como referência no Tocantins

Cooperativa Agroindustrial nasceu do esforço de grupo de produtores rurais integrantes um programa organizado para garantir melhores condições de trabalho e comercialização de produtos agropecuários..

Aniversário Coapa
Descrição: Aniversário Coapa Crédito: Divulgação
No dia 27 de junho de 1998 nascia a Coapa – Cooperativa Agroindustrial, uma cooperativa genuinamente pedroafonsina. Aos poucos foi se transformando, crescendo e hoje ocupa lugar de destaque não só no Tocantins, mas também é referência na região Norte do Brasil.  
 
Nasceu do esforço de um pequeno grupo de produtores rurais integrantes do Prodecer III – Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados, que se organizou para garantir melhores condições de trabalho e comercialização de produtos agropecuários.
 
Conta atualmente com 256 cooperados, entre produtores de grãos e agricultores familiares nos municípios de Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Tupirama, Rio Sono, Guaraí, Fortaleza do Tabocão, Miracema, Santa Maria do Tocantins, Tocantínia, Itacajá, Itupiratins, Goiatins, Recursolândia e Centenário.
 
Atua como porta-voz dos produtores, contribuindo de forma decisiva para a consolidação da agropecuária no Tocantins; incentivando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; oferecendo consultoria técnica e insumos ao agropecuarista; prestando serviços na área de armazenamento de grãos com a maior unidade do Estado; desenvolvendo a agricultura familiar com vários projetos, sempre primando pela ética e pelos valores cooperativistas.
 
Quem acompanhou esta história, desde o início, comemora. “Já passamos por muitas dificuldades e, mesmo assim, com a união de todos, superamos os desafios e chegamos até aqui. Vivenciei uma série de mudanças, inclusive estruturais”, contou o produtor rural Evanis Roberto Lopes, um dos fundadores da cooperativa e atual membro da diretoria.
 
“Estamos perfeitamente integrados com a população dos municípios onde atuamos. Nesses 15 anos foram muitas vitórias tanto para os produtores de grãos, como para os agricultores familiares. A Coapa tem hoje uma gama de serviços prestados em prol da classe produtora da região. Praticamos o cooperativismo puro, visando não só o ganho econômico, mas, sobretudo, a melhoria da qualidade de vida de nossos cooperados e da região onde atuamos. Nossa maior conquista é ser uma cooperativa de referência no Norte do país e estar consolidada com apenas 15 anos de história. Fizemos muito e ainda vamos fazer muito mais”, avaliou o presidente da Coapa, Ricardo Khouri.  
 
Agradecimento, participação de crianças e brincadeiras
 
Para celebrar o aniversário de 15 anos da Coapa, foi realizada uma programação diversificada na sede da entidade, em Pedro Afonso. Logo cedo, às 6 horas, a cidade acordou com uma com uma alvorada e salva de fogos de artifício. Às 8 horas, o padre Cleonizaldo Correia Lopes celebrou missão em ação de graças pelos 15 anos da cooperativa. “Rogamos a Deus para que essa cooperativa se fortaleça ainda mais. É uma instituição renomada que representa muito bem a vocação de nossa cidade”, afirmou o pároco.
 
Ao final da celebração religiosa, alunos da Coed – Cooperativa de Educadores de Pedro Afonso fizeram apresentação de dança ao som da música “Vamos Construir”, destacando a importância da união para se alcançar os objetivos.
 
Dando sequência, foi realizado o Momento do Cooperativismo, para cerca de 50 estudantes, na faixa etária dos 4 aos 10 anos, da Escola Municipal Sousa Aguiar e da Coed. Conheceram um pouco da história da Coapa, além dos princípios cooperativistas. Depois participaram de brincadeiras, se divertiram no pula-pula, e saborearam picolés, pipoca e algodão doce.
 
A programação foi encerrada a noite com espetáculo de stand up comedy com o grupo TO NA COMÉDIA. Durante uma hora e meia, os humoristas Bruno Barros, Paulo Vieira e Júnior Foppa fizeram o público dá boas gargalhadas fazendo piadas e contanto fatos engraçados do cotidiano.
 
O funcionário público municipal Eduardo Cruz conferiu a apresentação com amigos e saiu satisfeito. “Já havia assistido em Palmas, mas aqui em Pedro Afonso foi a primeira vez. Gostei muito, dei boa risadas, a Coapa está de parabéns pela iniciativa”, comentou. 

Comentários (0)