A cada 45 dias, o Tocantins produz três milhões de frangos. Os dados são da Agência de Defesa Agropecuária- Adapec que apontou que este prazo é o período para as aves se desenvolverem e que em doze municípios há 100 granjas com capacidade para 30 mil aves aproximadamente.
A produção se concentra nos municípios de Angico, Araguaína, Arguiarnópolis, Cachoeirinha, Darcinópolis, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Santa Terezinha, Tocantinópolis e Wanderlândia.
Ao Portal T1 Notícias a responsável técnica pelo programa de sanidade agrícola da Adapec, Simone Santos Barros, informou como funciona o programa de sanidade avícola nestas granjas.
"A gente faz o trabalho de fiscalização a cada 45 dias nos galpões para que estas aves cheguem saudáveis ao abatedouro. Este trabalho está baseado tanto na verificação da saúde dos animais, como na qualidade da água e na estrutura física destes locais", destacou.
A responsável técnica informou ainda que neste primeiro semestre já foram autuados e notificados alguns estabelecimentos. "Já realizamos quatros atuações com multa fixa no valor R$ 137 reais e 20 notificações . O nosso primeiro procedimento neste caso é notificar a granja dando a eles novo prazo para se adequarem as recomendações. Se isto não for feito realizamos a autuação que inclui o pagamento da multa, mais outro prazo para que as recomendações solicitadas pela Adapec sejam atendidas.Se a situação permanecer damos a estes proprietários a suspensão da guia de trânsito animal, ou seja, ele fica proibido de alojar os pintinhos na granja", finalizou.
Frigorifico avícola
No Tocantins há somente um frigorifico avícola. Localizado em Paraíso, a Frango Norte abate cerca de 40 mil aves diariamente e a expectativa é de que até o final do ano essa quantidade chegue a 70 mil aves abatidas por dia.
Os produtos são vendidos em todo Tocantins, no sul do Pará e Maranhão, além de Mato Grosso e Piauí.
Comentários (0)