Comunidade de Divinópolis conhece detalhes do plantio de seringueira

O Seminário Projeto Seringueira de Divinópolis do Tocantins foi realizado no Centro de Convenções do município. O programa de de produção de mudas no Estado e o incentivo à produção nos assentamentos

O evento aconteceu no Centro de Convenções
Descrição: O evento aconteceu no Centro de Convenções Crédito: Divulgação

 

Produtores rurais e estudantes participaram do Seminário Projeto Seringueira de Divinópolis do Tocantins, que foi realizado nesta terça-feira, dia 30, no Centro de Convenções do município. Na ocasião, foi apresentada uma palestra sobre a política estadual de florestas plantadas, proferida pelo engenheiro agrônomo Marcus André Ribeiro da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

Durante a palestra, o engenheiro agrônomo da Seagro descreveu as diretrizes desenvolvidas pelo Governo do Tocantins, para fomentar o crescimento do plantio da seringueira e de silvicultura em geral no Estado. Dentre as ações está a criação dos três polos de produção de seringueira, sendo um na região sul, um no norte e outro no centro do Estado; o programa de financiamento para florestas plantadas; o programa de produção de mudas no Estado e o incentivo à produção nos assentamentos e pequenas propriedades.

“A produção de seringueira tem sido aposta do Governo, sobretudo na diversificação de rendas dos pequenos agricultores”, afirmou Marcus André Ribeiro durante a palestra, acrescentado: “Existe um grande déficit na produção do látex no Brasil e o Tocantins tem um grande potencial de produção e para fomentar a expansão dessa atividade trabalhamos no sentido de levar informação aos produtores”.

O evento foi promovido pela RNBE - Rede de Negócios Brasil Empreendedor, a fim de levar mais informações sobre o cultivo da seringueira aos produtores rurais. Para o presidente da RNBE, Wagno Milhomem, o Tocantins pode e precisa produzir mais seringueira, para atrair indústrias do setor para a região. Também foram apresentadas palestras sobre produção da borracha natural, crédito para cultivo de seringueira e licenciamento ambiental.

O evento em Divinópolis também contou com a participação de representantes do Sebrae e do Banco da Amazônia.  Após Divinópolis, os municípios de Gurupi, Araguaçu, Porto Nacional e Araguaína também receberão o Seminário Projeto Seringueira.

Nova Lei

De acordo com um levantamento realizado pelo Seagro, em 2011, a área plantada de seringueira no Tocantins era de 2.500 hectares. Contudo, a expectativa é que até 2015 essa área alcance 5.000 hectares. Para facilitar a implantação da cultura da seringueira nas propriedades rurais do Estado, foi elaborada o projeto de Lei nº 2.634, que já foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Siqueira Campos. A lei prevê a dispensa do Licenciamento Ambiental para o cultivo da seringueira em áreas já consolidadas, degradadas ou subutilizadas em agropecuárias. (Da assessoria Seagro- Valmir Araújo).

 

 

Comentários (0)