Conab aponta crescimento de quase 8% na produção de grãos para a safra 2012/2013

Se for levada em consideração a área plantada, o Tocantins registrou um aumento de 57,64 mil hectares, em outubro. Comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 7,8%.

 

A Conab - Companhia Nacional de Abastecimento - divulgou nesta semana, relatório com a estimativa de produção de grãos para a safra 2012/2013, no Tocantins. Os números apresentados pela entidade apontam para um crescimento na produção estadual, impulsionado mais uma vez, pelo cultivo de soja. Outro grão também vem despontando no cenário como um potencial gerador de rendas para o Estado: o amendoim, que registrou aumento no comparativo com a safra 2011/2012.

Segundo o relatório, em comparação com os números da safra anterior, o mês de outubro de 2012 mostra um aumento de 7,9%, totalizando 187,01 mil toneladas produzidas de grãos. Se for levada em consideração a área plantada, o Tocantins registrou um aumento de 57,64 mil hectares, em outubro. Comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 7,8%.

Neste cenário, a soja vem se firmando como o carro-chefe na produção de grãos no Tocantins, apresentando índices crescentes de produção, bem como de exportação. De acordo com os números apresentados pela Conab, a produção de soja no Estado deverá superar a marca de 1,5 milhão de toneladas, 13% maior do que na safra 11/12.

De acordo com o secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter  Padua, esta estimativa de crescimento para a produção de soja apontada pela Conab se deu principalmente em função do preço atrativo que o setor vem oferecendo. “Isso fez com que produtores que estavam com áreas em pousio, voltassem a ocupar estas áreas”, salientou.

 Amendoim

Um outro fator apontado pelo relatório da Conab, no entanto, merece um destaque no setor produtivo de grãos, conforme Padua. A produção de amendoim no Tocantins deu um salto de mais de 20% de área cultivada, passando de 9,35 mil toneladas na safra 11/12, para mais de 12 mil toneladas, segundo a estimativa da Companhia. O crescimento, segundo o secretário executivo da Seagro, é fruto da logística de escoamento da produção no Tocantins, além dos investimentos do Governo do Estado em infraestrutura para o produtor. “Estradas melhores, de instalação de energia elétrica nas áreas e isto trouxe para o Tocantins diversos produtores, principalmente do Estado de São Paulo”, pontuou. (Da assessoria).

 

Comentários (0)