Com o objetivo de disseminar o conhecimento nas áreas de defesa sanitária animal e vegetal, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins concluiu o ano de 2012, com números superiores a 5 mil pessoas atendidas entre cursos e palestras promovidas pela Agência.
Segundo dados da diretoria de Educação Sanitária, em 2012, aconteceram 169 palestras, atendendo um público de 4.064 pessoas, foram contemplados estudantes, produtores rurais, autoridades e profissionais da área agropecuária. Entre os temas abordados: Febre aftosa, raiva, brucelose, sanidade vegetal, agrotóxicos e trânsito vegetal e animal.
Já os cursos, foram realizados em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e, totalizaram um número de 58, qualificando mais de 900 produtores rurais que foram capacitados nas áreas de: vacinadores contra brucelose, bovinocultura de corte e leite, apicultura, piscicultura, avicultura e boas práticas de ordenha, produção de gado de leite e corte.
Vale ressaltar que estes cursos concluem o convênio de cooperação técnica entre Adapec e Senar, com início em abril de 2011 e concluído em dezembro de 2012. Neste período foram realizados 112 cursos distribuídos em todas as regionais da Adapec no Estado.
“A parceria firmada com o Senar é de fundamental importância para qualificar o produtor rural, sobre produção, manejo, controle de pragas e doenças, entre outros assuntos relacionados ao meio rural, por isso, em 2013, já estão previsto em parceria com o Senar, a realização de mais 92 cursos,” destacou Sergio Cardoso, diretor de Educação Sanitária.
Outro destaque importante foi à realização de 08 eventos voltados para a sanidade vegetal e animal, promovidos pelo órgão, e que, contou com a participação de 1.136 pessoas.
Mesmo com investimentos em cursos, palestras e eventos para produtores rurais, a Adapec também se preocupou com a qualificação dos seus servidores, sendo que, em 2012, foram qualificados em diversas áreas, 147 funcionários.
Para o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, estes números provam o compromisso da agência no cumprimento da defesa sanitária animal e vegetal no Estado. “Nosso objetivo é levar aos produtores rurais, estudantes e a população, informações que agreguem conhecimentos, sobretudo, na manutenção e defesa do nosso status sanitário nas áreas animal e vegetal.” (Assessoria)
Comentários (0)