Em aula prática alunos de piscicultura do Senar implantam sistema de tanque-rede

Alunos de curso de piscicultura do SENAR implantam sistema tanque-rede no Parque Aquícola Sucupira

Alunos implantam sistema de tanque-rede
Descrição: Alunos implantam sistema de tanque-rede Crédito: Ascom

Cerca de 100 alunos do Curso de Criador de Peixe em Tanque Rede realizado pelo SENAR Tocantins, por meio do Pronatec Rural, tiveram na manhã desta terça-feira, 3, uma aula prática da capacitação continuada em cultivo de tambaqui em tanque-rede, instalando o sistema e depositando os primeiros alevinos no Parque Aquícola Sucupira, localizado no Lago de Palmas. Com este módulo, o Pronatec termina mais uma etapa da capacitação, que vem atendendo alunos interessados em criação de peixe de vários municípios do Tocantins.

 

A coordenadora do Pronatec Rural, Maristélia Alves, destacou o interesse dos participantes da capacitação, que mesmo antes de ser finalizado já provocou o empreendedorismo nos alunos, que criaram uma cooperativa para dividir experiências e poderem entrar no mercado de trabalho da produção de peixes.

 

Os instrutores do Curso, Roberta Pereira da Silva Guedes e Diogo Couto Galindo, reafirmaram a contribuição que o SENAR tem dado ao oferecer capacitações sobre criação de peixe em tanque-rede, inclusive preparando profissionais capacitados e com um vasto conhecimento sobre o assunto. “Isto é fundamental para dar segurança aos produtores dos novos empreendimentos e colaborar com o sucesso das pisciculturas, principalmente nos parques aquícolas do lago", garantiram os instrutores, adiantando que serão criados inicialmente, 2,5 mil peixes neste tanque-rede.

 

No curso são desenvolvidas aulas práticas e teóricas, como biometria, manejo alimentar, bem-estar em peixes e processamento tecnológico de pescado.

 

Tambaqui

A criação de tambaqui no Tocantins faz parte de um trabalho da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), ainda em 2012, junto aos Ministérios do Meio Ambiente, Agricultura, Pesca, Casa Civil e Ibama, quando o Governo Federal atendeu ao pedido da então presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, e publicou, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa Nº 09, de 9 dezembro de 2012, do Ibama, autorizando o uso do tambaqui na atividade de aquicultura em sistema de cultivo em tanques-rede nos reservatórios artificiais, localizados ao longo do rio Tocantins. No mesmo ano, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, garantiu também o uso de criação de peixes em tanques-rede no lago da hidrelétrica de Lajeado.

 

O sistema

Os tanques-rede são estruturas utilizadas na produção de peixes em grandes corpos d’água, como represas, açudes e no mar. O sistema possui vários benefícios, como o custo de implantação relativamente menor, se comparado a produção em viveiros escavados, e, se utilizado corretamente, os impactos ambientais são reduzidos, além do aproveitamento de grandes corpos d’água para a produção de peixes, sem a necessidade de extração da água dos reservatórios.

 

Comentários (0)