Uma visita técnica ao viveiro de produção de mudas de seringueira, no município de Barrolândia, encerrou a programação do curso sobre a cultura da seringueira no Tocantins. A capacitação foi uma realização do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário em parceria com o Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária e Banco da Amazônia. O curso teve início na segunda-feira, 17, e contou com carga horária de 16 horas, incluindo a visita técnica.
Para o técnico agrícola da Coopercam – Cooperativa de Prestação de Serviços Agropecuários, Lucielton Dantas, o curso foi um aprendizado que uniu prática e teoria. “Ficou mais fácil a assimilação. Com a experiência adquirida poderemos atender a demanda dos agricultores familiares da região de Araguatins. Apesar de ser uma nova atividade, acredito que irá gerar bons resultados. Nossa expectativa é das melhores”, completou.
De acordo com o coordenador de Etanol da Seagro, Marcus André Ribeiro, a expectativa, da Seagro e parceiros, foi superada e considerada bastante produtiva, com a participação de extensionistas de cinco entidades representativas. “As palestras foram escolhidas para apresentar aos participantes todas as etapas do processo, desde o preparo do solo, seleção de mudas, plantio e manejo, até a comercialização”, pontuou.
Ribeiro acrescentou que este foi apenas o primeiro, que em 2013, serão oferecidos novos cursos técnicos para os extensionistas, que são responsáveis pela disseminação da atividade de heveicultura no Estado, bem como para os produtores. “O objetivo é oferecer capacitação visando o aperfeiçoamento técnico em bases teóricas e práticas, que proporcionará a formação ampla dos técnicos e produtores, que serão os protagonistas na inserção da agricultura familiar no processo produtivo”, completou o coordenador. (Assessoria)
Comentários (0)