Encontro discute fortalecimento do Sistema Faet/Senar/CNA e de sindicatos rurais

Fortalecimento do Sistema CNA/FAET/SENAR e Sindicatos Rurais foi tema de encontro entre entidades representativas do setor visando beneficiar o produtor rural

Reunião aconteceu na sede da Faet, em Palmas
Descrição: Reunião aconteceu na sede da Faet, em Palmas Crédito: Ascom

Com o objetivo de criar e desenvolver ações que possam construir um nivelamento e o fortalecimento dos serviços e atividades oferecidos pelas Federações da Agricultura e Pecuária e as Administrações Regionais do SENAR, foi realizado, durante todo o dia desta terça-feira, 14, na sede do Sistema FAET/SENAR, em Palmas, um encontro entre presidentes de Sindicatos Rurais, colaboradores de ambas as casas (FAET/SENAR) e representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), SENAR Central e Instituto CNA.

 

O foco central do encontro foi para alinhar, de forma sistêmica, as ações do Sistema CNA, de modo a garantir que o produtor e o trabalhador rural de todos os municípios do Tocantins recebam serviços com qualidade e excelência. Estas reuniões acontecerão, em princípio, em 15 Estados do país, orientando os participantes sobre o processo para a construção participativa das ações visando o fortalecimento das entidades envolvidas.

 

O presidente da Federação da Agricultura da Paraíba e vice-presidente diretor da CNA, Mario Borba, destacou que este projeto visa a melhor estruturação de 15 Federações e Administrações Regionais do SENAR, incluindo o Tocantins, por meio da execução de atividades que envolvam a prestação de Serviços de consultoria especializada e a troca de experiências entre os Estados, voltado ao fortalecimento dos Sindicatos Rurais. “Este projeto já está em andamento com sucesso reconhecido, e apresenta completa sinergia com a nova proposta para as Administrações Regionais do SENAR”, assegurou Borba.

 

Metodologia

De acordo com as propostas apresentadas, constam o fortalecimento das Assessorias Sindicais; Assessoramento e promoção de ações junto às Federações na criação e/ou modernização de ferramentas de gestão, visando a excelência no atendimento dos seus filiados, os Sindicatos Rurais, bem como a reestruturação das Assessorias jurídica, pedagógica, comunicação, Agente Sindical e Agente de arrecadação.

 

O presidente do Sistema FAET/ SENAR, Paulo Carneiro, demonstrou bastante entusiasmo com as novas perspectivas de fortalecimento das entidades que representam o agronegócio no Tocantins. “Estamos preparados para estes novos desafios. Tenho a certeza de que vamos ampliar e melhorar nossos serviços dentro de um alinhamento institucional”, assegurou o presidente.

 

Para a superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, “este momento é extremamente favorável para ampliar a representatividade, a visibilidade e a significância de todo o Sistema, criando uma linha de unificação entre a CNA, as Federações, o SENAR e os Sindicatos Rurais, proporcionando mais visibilidade e tornando os gestores protagonistas das ações de suas Regionais”, destacou Rayley.

 

Frederico Sodré, superintendente da FAET, garantiu que este programa vai fortalecer a troca interna de experiências e a mobilização de suas capacidades e conhecimentos, formando equipes com capacidade, habilidade e atitudes condizentes com o desenvolvimento de um processo de construção participativa.

 

Participantes

Participaram do encontro o coordenador do Programa de Integração do SENAR Central, Clodoaldo Oliveira; os representantes do Instituto CNA, André Sanches e Francisco Mello; o Consultor da Empresa Cordioli, José Gabriel Pesce Junior, e os presidentes dos Sindicatos Rurais de Arapoema, Renato Freitas Junior; de Gurupi, João Batista de Oliveira; de Pedro Afonso, Edmar Correa de Oliveira; de Araguaçu, Carlos Ribeiro Soares; de Ponte Alta de Bom Jesus, Arnóbio Queiroz e Alex Pereira Dias, de Dianópolis e diversos colaboradores do Sistema FAET/SENAR.

 

Comentários (0)