"Nosso trabalho com os pequenos produtores é mais voltado para prestar assistência técnica e extensão rural, mas isto tem sido bem significativa, pois tem gerado na população tocantinense a mudança nos hábitos alimentares", informou a agrônoma do Ruraltins, Geane de Souza Rodrigues, sobre o trabalho que a pasta realiza.
Ao Portal T1 Notícias, Geane explicou que um mercado que não para de crescer tem sido o das hortaliças. Segundo as informações, atualmente o Estado é auto suficiente na produção das hortaliças folhosas.
"Hoje o Estado é auto suficiente e as cidades de Palmas, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional e Paraíso são as maiores produtoras de hortaliças, grande parte é comercializada diretamente nos supermercados e feiras livres", informou.
Geane destacou também que o produtor que se interessar em ser auxiliado na sua propriedade deve procurar um dos escritórios do Ruraltins, disponíveis nos municípios e sete regionais do Estado.
"Temos as sete regionais de Araguaína, Araguatins, Gurupi, Miracema, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Taquatinga e 98 escritórios municipais. Basta o produtor ir em algumas destas regionais e será orientado pelos nossos técnicos sobre o preparo do solo, tratos culturais, controle de pragas e doenças, principalmente sobre o cultivo de hortaliças", informou.
A agrônoma explicou também que este ano a pasta tem entregado sementes de hortaliças a estes proprietários. "Temos entregado 24 tipos diferentes de sementes de hortaliças como alface, coentro, couve, salsa, rúcula, rabante, jiló, pepino, tomate, beterraba e pretendemos também implantar 500 hortas nos 139 municípios até o final do ano através da agricultura familiar. Isto sem dúvidas vai melhorar a subsistência destes produtores com uma melhor geração de renda, porque eles poderão comercializar estes produtos", destacou.
Comentários (0)