Aconteceu nesta quarta-feira, 07, uma Reunião Ordinária do Conselho de Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), no auditório da sede do Faet/Senar, em Palmas. O evento, realizado durante todo o dia, contou com a presença da presidente do Sistema CNA/Senar e da Faet, senadora Kátia Abreu, do superintendente geral da Faet, Sani Naimayer e de mais de 20 presidentes de Sindicatos Rurais.
A tarde foi reservada para a apresentação de palestras. A primeira com o tema “Plano de Atendimento ao Luz Para Todos”, foi ministrada pelo gerente de Eletrificação Rural da Celtins, João Carlos Sarri. De acordo com o gerente, o programa do governo federal LPT – Luz Para Todos, criado em 2004, já atendeu 72 mil consumidores da zona rural do Tocantins. Ainda segundo Sarri, o contrato para a execução do programa no estado encerra no próximo mês de dezembro, mas ainda sobrará uma demanda de atendimento de 12mil consumidores.
O gerente de Eletrificação ainda explicou que até o fim do contrato serão efetivados 7 mil atendimentos. Mas para que toda a demanda seja atendida será necessária a prorrogação do contrato. Na ocasião a senadora Kátia Abreu se comprometeu em enviar ofício ao Ministério de Minas e Energia, solicitando a prorrogação do contrato para viabilizar mais 12 mil atendimentos às propriedades rurais do estado.
A sanidade do rebanho também foi tema de palestra. A médica veterinária e inspetora Sanitária da Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC) e técnica do Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose no Tocantins, Regina Barbosa, falou sobre os cuidados com doenças como a brucelose e tuberculose. A prevenção, sintomas, controle e tratamento dessas doenças e o perigo da contaminação em humanos foram ressaltados pela técnica.
De acordo com Regina, de 2008 a 2012 no Tocantins foram confirmados 65 casos de brucelose em humanos. A doença também restringe a exportação da carne tocantinense para outros países, como a Rússia. A técnica reforçou a importância do controle e prevenção da doença por meio de vacinação regular dos rebanhos.
Ainda dentro da programação do evento, o presidente do Instituto CNA, Moisés Gomes, apresentou a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), sistema informatizado que tem como objetivo a integração entre as bases de dados das propriedades rurais de todo o Brasil, promovendo agilidade na obtenção de informações. Foi apresentado também o CNA Card, o cartão que pode ser solicitado pelos produtores rurais de todo o país, facilitará o pagamento de guias, além de outras vantagens.
Para encerrar a reunião os produtores rurais receberam informações sobre o novo Código Florestal. O consultor do Instituto CNA, Ciro Siqueira, apresentou os principais avanços para o meio rural, entre eles, a mudança na medida das Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) dos cursos d´água, que passa a ser contada a partir da calha do leito regular e não mais pelo nível mais alto; A redução no percentual de recuperação de APP para áreas de até 10 módulos fiscais e também a extensão dos benefícios da agricultura familiar para produtores com até quatro módulos fiscais. Para Siqueira os avanços na lei ocorreram em pelo menos 34 diferentes pontos.
Segundo a presidente da Faet, senadora Kátia Abreu, que participou ativamente da aprovação do novo Código no Senado, os avanços vão além. “Foram várias conquistas, mas entre as principais estão a segurança jurídica, muitas coisas foram colocadas no lugar, antes gerava muita dúvida no produtor e a quebra da hegemonia das ong’s, a partir de agora o meio ambiente será discutido por toda a sociedade”, afirmou a senadora.
Revisão orçamentária
No período da manhã a pauta da reunião foi a Revisão Orçamentária do Exercício de 2012 e a Previsão Orçamentária para o Exercício 2013. Na oportunidade, a presidente do Sistema CNA/Senar e Faet, senadora Kátia Abreu, anunciou a construção de Centros de Treinamentos dos Sindicatos Rurais. De acordo com a presidente, o projeto e a construção serão viabilizados pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e já está prevista a construção de 30 Centros até 2014, sendo que, a expectativa é de que 20 deles sejam concluídos até dezembro de 2013. Os centros oferecerão cursos do Programa PRONATEC e em contrapartida os Sindicatos Rurais devem disponibilizar o terreno para a construção. (Da assessoria).
Comentários (0)