Feicorte acontece no dia 6 e 7 em Palmas: Leilão Solidário será divulgado

Evento, que percorre cidades brasileiras para levar informação e tecnologia aos pecuaristas, será promovido pela primeira vez na capital tocantinense, no Centro de Convenções Parque do Povo

Etapa do Circuito Feicorte NFT 2013 está programada para os dias 6 e 7 de maio, em Palmas. O evento, que percorre cidades brasileiras para levar informação e tecnologia aos pecuaristas, será promovido pela primeira vez na capital tocantinense, no Centro de Convenções Parque do Povo.

Em dois dias de workshop, especialistas brasileiros discutirão com os produtores temas direcionados a obter maior eficiência na produção e comercialização da carne bovina. Além de Palmas, o Circuito Feicorte NFT 2013 passou por Cuiabá em março e segue para Campo Grande (MS) em 30 e 31 de julho, Ji-Paraná (RO) em 03 e 04 de outubro e Paragominas (PA) nos dias 7 e 8 de novembro.

No dia 7 de maio, o leiloeiro Eduardo Gomes, fará a apresentação do Leilão Pecuária Solidária, do qual é idealizador, aos participantes do evento. A iniciativa reúne segmentos ligados ao agronegócio com o objetivo de apoiar entidades e projetos sociais. O Leilão Pecuária Solidária deverá receber o apoio dos organizadores da Feicorte para ser difundido em todo país. A terceira edição do leilão acontecerá no dia 20 de outubro, no Parque de Exposições do Sindicato dos Produtores Rurais de Palmas.

Grandes avanços

Segundo o coordenador do comitê dos workshops do Circuito Feicorte, Luciano Roppa, os próximos 10 anos serão de grandes transformações, especialmente para a pecuária de corte, na busca por eficiência. “A avicultura e a suinocultura estão mais avançadas no uso de tecnologia, e a bovinocultura, especialmente de corte, é a que mais vai se desenvolver tecnologicamente”, disse, o coordenador que fará a palestra de abertura com o panorama mundial da produção de carne bovina.

Em seguida, o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Fernando Sampaio, apresenta as perspectivas da indústria de carne bovina brasileira, com os desafios para a exportação do produto no mercado mundial.

Após o debate com os participantes, uma palestra tratará da influência do clima na pecuária, seguida pela apresentação do médico veterinário da MSD Saúde Animal Rodrigo S. Goulart sobre a tecnologia Beta-agonista para melhoria no desempenho animal de forma sustentável em confinamento.

O gerente Técnico Global de Bovinos de Corte da Nutron Alimentos, Pedro Veiga, apresentará os planos nutricionais durante a cria e recria e seu impacto na fase de terminação, ressaltando como a nutrição antes da entrada no confinamento influencia o desempenho e a eficiência dos animais confinados. O professor titular da ESALQ/USP Moacyr Corsi falará sobre a eficiência produtiva e econômica na produção das pastagens para bovinos de corte e os dois participarão de um debate com os produtores.

No segundo dia do evento, Mauricio Manduca, da Marfrig trará a visão da indústria da produção de carne de qualidade. Quem aprofundará o tema da qualidade da carne será um dos principais nomes da área, o professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Pedro Eduardo de Felício.

O próximo palestrante será o consultor Ocimar Vilela, que discutirá com os participantes os mitos e verdades a respeito da carne, seguido da apresentação do professor da USP e Unesp, Mateus Paranhos, coordenador do Etco (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal, da Universidade Estadual de São Paulo – Jaboticabal, SP), que aprofundará bem-estar e ética na produção de bovinos de corte.

No período da tarde, o zootecnista Alexandre Zadra abordará a cria planejada através do cruzamento dirigido e Marcelo Manella, da Alltech, mostrará como obter o melhor ganho de peso a pasto. Após o debate, às 17h haverá um leilão virtual de animais para cria, recria e engorda, com transmissão pelo Agromix.

Além da programação, haverá uma feira de negócios com mais de 30 empresas do setor, que levarão aos produtores do estado as últimas novidades em serviços, produtos e tecnologias que podem contribuir para melhorar a atividade do estado, que conta com um rebanho de mais de 8 milhões de cabeças de bovídeos (bovinos e bubalinos).

Circuito Feicorte NFT 

O Circuito Feicorte NFT é uma iniciativa do Agrocentro (que promove a Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne anualmente em São Paulo) e a Nutrition for Tomorrow Alliance (aliança de marketing cooperativado formada por empresas da cadeia de proteína animal) para levar conhecimento e discussões a importantes praças pecuárias brasileiras.

Comentários (0)