Governador pede a ministro que TO receba visita de membros da Uniao Européia

Em reunião com o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, Siqueira Campos pleiteou que o grupo técnico conheça a produção da carne bovina tocantinense.

Siqueira Campos em reunião com ministro
Descrição: Siqueira Campos em reunião com ministro Crédito: Daniel Cardoso - MAPA

Em audiência no Ministério da Agricultura nesta quinta, 26, o governador Siqueira Campos, acompanhado do senador Vicentinho Alves, pleiteou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, a inclusão do Tocantins no roteiro de visitas de representantes da União Europeia. O grupo, formado por veterinários e demais técnicos responsáveis por avaliar as condições sanitárias da carne bovina brasileira destinada à exportação para a Europa, estará no Brasil no próximo mês.

Há 16 anos o Tocantins é zona livre da aftosa. O pleito do governador Siqueira Campos soma-se às solicitações que mais duas unidades da federação - Rondônia e Distrito Federal - pretendem junto ao ministério: juntar-se aos nove estados que hoje já exportam carne bovina para a União Europeia.

O ministro garantiu ao governador que será realizada, em menor prazo possível, gestões junto à União Europeia no sentido de habilitar plantas frigoríficas no estado para a devida exportação.

Em 2012, uma equipe técnica da União Europeia visitou o Brasil e apontou naquela ocasião a necessidade de informações complementares sobre as ações que o país realiza na mitigação do risco de febre aftosa nos rebanhos e a rastreabilidade da carne destinada ao mercado exterior. A nova visita pretende, com as verificações, ampliar o número de estados aptos a atender aquele mercado.

 

Seminário do Agronegócio

O ministro Antônio Andrade anunciou que em novembro deste ano o ministério realizará em Gurupi, a 230 Km de Palmas, na região Sul o Estado,  uma edição do Seminário do Agronegócio para Exportação - AGROEX, que contará com a presença confirmada do ministro e do governador Siqueira Campos. Na oportunidade, eles devem realizar o início da rota de exportação via Ferrovia Norte-Sul através do 1º embarque de carne bovina destinado ao Porto de Itaquí (MA) para, então, seguir para o mercado exterior.

Participaram da audiência, ainda, o secretário executivo do ministério, Gerardo Fontelles, o secretário nacional de saúde animal, Rodrigo Figueiredo, o secretário de relações internacionais da pasta, Marcelo Junqueira, os secretários de estado Francisco de Assis (de representação do Tocantins em Brasília) e Jaime Café (da Agricultura, Pecuária e Pecuária), o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, e o assessor parlamentar de orçamento do Senado Federal, Marco Aurélio Machado.

 

Comentários (0)