Parque Aquícola deve ser concluído nos próximos meses

Na reunião entre o secretário da Agricultura e representantes de orgãos ambientais foram definidos os trâmites para implantacão do Parque Aquícola para produção de peixe em tanque rede no Estado.

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, e representantes de órgãos ambientais parceiros se reuniram  para tratar dos trâmites para implantacão do Parque Aquícola para produção de peixe em tanque rede no Estado.  Os estudos de demarcação das áreas  devem ser concluídos, nos próximos meses.  O encontro aconteceu, na tarde da última quinta, dia 09,  no gabinete da Seagro, em Palmas.

Ao falar das ações que estão sendo realizadas, Café ressaltou a importância do Parque para o desenvolvimento da atividade e também para a economia regional. “O projeto possibilitará a geração de renda para os pequenos, médios e grandes criadores de peixes, em propriedades,comunidades e assentamentos”, destacou.

Para a presidente do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Miyuki Yashida, a implantação do Parque está avançada. “A nossa meta é resolver o mais rápido possível as tramitações, e assim, colocar em prática esta atividade promissora para o Tocantins. Sabemos que é um seguimento expresivo tanto para a alimentação humana, quanto para a expansão do mercado consumidor”, enfatizou.


De acordo com representante do Ministério da Aquicultura e Pesca e superintende da SFA – Superintendência Federal de Agricultura, Josafá Ribeiro Maciel, ao total estão sendo demarcadas oito localidades, perfazendo um total de 480  hectares de lâmina de água. “Os estudos de validação da demarcação estão na fase final, depois teremos as outras etapas, licencianento ambiental, seleção de produtores, entre outras, mas em 2013 acreditamos que concluiremos todas as fases de criação do Parque”, disse o Superintendente.

Participantes

Estiveram na reunião, representantes de todos os órgãos responsáveis pela implantação do Parque Aquícola no Tocantins: Seagro, Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural, Ibama – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Ministério da Aquicultura e Pesca, representado pela SFA – Superintendência Federal da Agricultura,Naturatins, Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, entre outros.(Da assessoria Seagro).

 

 

Comentários (0)