O presidente do Sistema FAET/SENAR, Edmar Corrêa Oliveira, visitou na manhã desta quarta-feira, 16, o Sebrae Tocantins, quando foi recebido pela diretora superintendente Márcia Rodrigues e pelo diretor administrativo e financeiro, Jarbas Meurer. Na oportunidade foram abordadas as parcerias que as duas instituições mantêm atualmente, com destaque para oprograma Travessias Bico, realizado na região do Bico do Papagaio, com abrangência nos 25 municípios, e que presta assistência técnica a mais de cinco mil produtores rurais, com investimentos de cerca de R$ 14,9 milhões, tendo o objetivo de capacitar quem esteja produzindo ou queira começar a produzir leite, frutas, peixe e mel.
Já o programa Travessia Leite, também realizado em parceria com o Sebrae, tem o objetivo de potencializar a produtividade do leite por meio de assistência técnica em quatro mil propriedades rurais próximas aos lacticínios instalados em todas as regiões do Tocantins. O programa Travessia Seca atende dois mil produtores rurais na região Sudeste do Tocantins, onde estão sendo desenvolvidas técnicas para que os produtores possam conviver com a seca e mesmo assim aumentar a renda, com melhoria da qualidade de vida. E, também o programa Travessia Palmas, cujo objetivo é capacitar 240 produtores com conteúdo de gestão e empreendedorismo rural. Os investimentos nestas parcerias somam cerca de R$ 38 milhões de reais.
No encontro, os parceiros também fizeram uma avaliação das Exposições Agropecuárias realizadas e as próximas edições. Os números são altamente positivos, tanto na realização de palestras, cursos, rodadas de negócios, participação dos produtores na mostra dos produtos oriundos da agricultura familiar, além da comercialização de animais e modernas máquinas agrícolas e a parte cultural.
O presidente Edmar Corrêa, também como produtor rural, manifestou sua preocupação com a necessidade de capacitar cada vez mais e urgentemente a mão de obra no campo, pois com modernas máquinas na agricultura de alta precisão, o mercado tornou-se exigente, cabendo às instituições como o SENAR e Sebrae continuarem cumprindo seus papéis na qualificação das pessoas que dão vida ao campo e contribuem com o aumento da economia em todo o Tocantins.
Comentários (0)