Programa pretende impulsionar plantio de seringueira no Estado

De acordo com o Ruraltins, o plano foi dividido em três regiões polos: Santa Fé, Pium e Natividade e deve atender até 2015, aproximadamente, 5 mil agricultores, sendo deste total 1.260 famílias.

“Nossa intenção com o Programa de Fomento ao plantio de seringueira é impulsionar a cultura  no Estado. Para isto, o Plano foi dividido em três regiões polos: Santa Fé, Pium e Natividade”, explicou a engenheira agrônoma do Ruraltins, Milene Magalhães.

 

Ao Portal T1 Notícias, Milene explicou que nos municípios de Pium e Natividade as ações para aumentar este cultivo já estão acontecendo. “Estes produtores rurais já foram beneficiados com os créditos bancários e iniciaram o cultivo da seringueira, já em Santa Fé a previsão é que estes produtores sejam contemplados ano que vem. A meta do Governo com estas ações é atender até 2015, aproximadamente, 5 mil agricultores, sendo deste total 1.260 famílias”, explicou.

 

Ainda segundo a engenheira, o Plano contempla também capacitações de técnicos. “Estes técnicos serão multiplicadores de informação e responsáveis pela elaboração dos projetos, prestando assim assistência a estes produtores. Estes cursos vem acontecendo desde novembro do ano passado”, informou.

 

Plano

O Plano ABC é um projeto do governo federal, desenvolvido pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e tem por objetivo difundir a agricultura sustentável no Brasil, a partir de ações que visam a reduzir emissões de dióxido de carbono (CO2) nas atividades agropecuárias.

 

As ações do Plano ABC estão inseridas no Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 e preveem aplicação de R$ 2 bilhões em técnicas que garantem uma nova agricultura sustentável, a ser adotada pelos agricultores, para reduzir os impactos do aquecimento global.

 

 (Com informações do Ruraltins)

 

 

Comentários (0)