Sebrae leva produtores de mel do Tocantins ao Congresso de Apicultura, em Belém

Com programação focada na Sustentabilidade, Tecnologia e Mercados, o evento será realizado pela primeira vez em um Estado do Norte

Caravana de apicultores segue com destino ao Pará
Descrição: Caravana de apicultores segue com destino ao Pará Crédito: Ascom

A qualificação do produtor de mel e o conhecimento do manejo adequado para as colmeias são fundamentais para o crescimento da apicultura. Para incentivar a troca de experiências e a busca pelo conhecimento, o Sebrae levará apicultores das regiões sul, norte e centro médio do Tocantins para o Conbrapi 2014. O evento engloba o 20º Congresso Brasileiro de Apicultura, o 6º Congresso Brasileiro de Meliponicultura e a Expoapi Feira de Negócios, que será realizado nos dias 5 a 8 de novembro em Belém (PA).

 

O objetivo do evento é levar discussão de natureza técnica, científica, profissional, social, econômica, ambiental e de políticas públicas voltadas para os setores e áreas afins, além de se constituir excelente ambiente para divulgação de produtos, marcas e serviços, e para realização de negócios e contatos, novas parcerias e consolidar as existentes.

 

O apicultor Neuton José de Oliveira vê o momento como uma oportunidade para crescimento da atividade. “O acompanhamento que temos pelo Sebrae tem nos ajudado a transformar pequenos negócios em empresa. Há quatro anos trabalho como apicultor e dois anos contando com o apoio do Sebrae, posso dizer que depois desse acompanhamento sou outro, dobrei o número de colmeias”, afirma Oliveira, acrescentando que atualmente extrai 58 quilos por safra. Sua meta, segundo ele, é chegar a 80 quilos. “Para isso preciso de um manejo perfeito e com a ajuda do Sebrae eu chego lá ”, planeja o produtor de Araguaína.

 

Já em Gurupi, Maria Elza Moreira Lustosa acredita que sua participação no congresso trará bastante informação e aprendizado. “Estou com uma boa produção. Hoje quero aprender a fazer artesanato com mel para aumentar minha renda, além da troca de contatos e experiência”, finaliza.

 

O gestor do projeto e analista do Sebrae, Stefane Cardoso Santana, acredita que haverá mais diálogos com os setores ligados ao segmento melhorando a cadeia produtiva na região.  "Essa é uma oportunidade para os apicultores tirarem dúvidas e trocarem experiências, além de aprender novas técnicas para inserir em seus apiários", destaca Santana.

 

 

Comentários (0)